HISTÓRIA DA IGREJA

Mobirise Website Builder

Como tudo começou?

Nossa igreja tem em suas origens o trabalho de evangelização do Conjunto Riviera, parte do Jardim Novo Mundo, Jardim Califórnia, Conjunto Sonho Verde e Aruanã I, II e III. O início da igreja foi marcado pela “união” de duas frentes missionárias existentes no Conjunto Aruanã I e Conjunto Riviera.

TRABALHO DO CONJUNTO ARUANÃ I – Um grupo de irmãos membros de diversas igrejas batistas, dentre eles: Nilson, Jurema, Doralice, Ricardo, Donizete, Marisa, Márcia e Magno, mudaram-se para o Conjunto Aruanã I, quando este passou a ser habitado a partir de 1980. Estes irmãos sentiram a necessidade de começar um trabalho batista. A primeira programação foi uma EBD que funcionou na garagem do irmão Mágno. Logo após com o crescimento do trabalho, as reuniões transferiram-se para as dependências da Escola Vilmar Guimarães, onde a irmã Doralice Luiz Teixeira era a diretora. Nesta época, a Congregação já contava com uma frequência de 60 pessoas. Na mesma escola trabalhava o Sr. Teófilo, que logo converteu-se num culto evangelístico dirigido por um grupo de americanos. No mesmo ano foi organizado os “Embaixadores do Rei”, na casa do Pr. Lourival sob a coordenação do Pr. Adelino. Aqui estão os nomes dos pioneiros deste trabalho: Pr. Adelino, Maria Teresinha, Alexandre, Marinésia, Donizete, Marisa Paz, Doralice, Nilva, Gervaz, Nilza, Ozanavete, Paulo, Ivanir, Pedro, Ivonete, Teófilo, Genuína, Nilson, Julieta, Jurema, Lourival, Vilmaci, Magno, Márcia, Maria Rodrigues.

TRABALHO DO CONJUNTO RIVIERA – Este trabalho teve início em meados de 1982, na residência do então Evangelista Isaías Guilherme dos Reis. Como local para os cultos era usado um cômodo no Jardim Califórnia, que logo ficou pequeno, então transferiram-se para uma casa alugada no Conjunto Riviera. Depois de algum tempo com a necessidade de mais espaço, mudaram para o Colégio Chico Mendes e já contavam com a participação de 50 pessoas nos cultos. Estes foram os pioneiros deste trabalho: Evangelista Izaías, Urbana, Lígia, Dalva, Dinalva, Laércio Moura, Cleuza Naves, Eunice Reis, Auremi, Réia, Rosângela, Abadia, Rita, Licivone, Aparecida da Silva, Lindomar Pereira, Regina, Eudo Bento, Vicentina, Antonio Bento, Auseni, Maria Helena e Edvânia. A irmã Dalva foi a primeira Educadora a se formar através do ministério desta igreja, e também a primeira educadora a trabalhar nela.

A UNIÃO – Os irmãos do Conjunto Aruanã I tomaram a iniciativa de procurar os irmãos do Conjunto Riviera para unirem-se e formar apenas um grupo com o objetivo de fortalecer ainda mais o trabalho, que já estava bem sólido. Assim a Igreja foi organizada no dia 02 de julho de 1983, com um total de 43 membros, e tendo como pastor o Pr. Adelino Patrocínio da Costa. O concílio examinador contou com 6 pastores, o orador da noite foi o Pr. Ernest Wilson.
Na primeira sessão foi escolhido o nome da Igreja, vários nomes foram sugeridos, mas prevaleceu o nome “Betel” que significa “casa de Deus ou lugar de oração”, sugerido pelo então evangelista Isaías Guilherme dos Reis. O primeiro batismo da Igreja aconteceu no dia 17 de junho de 1984 e foi realizado no templo da Igreja Batista de Vila Nova. Neste dia foram batizados os seguintes irmãos: Laíz de Castro Silva, Elvis Pires da Silva, Jorge Luiz Araújo dos Santos, Euler Pires da Silva, Telma de Castro Silva e Gercilene Lourenço da Cruz.

HISTÓRIA MISSIONÁRIA – Ao longo dos anos, Deus tem permitido grandes vitórias, mesmo entre muitas lutas. Podemos citar algumas conquistas realizadas através do ministério desta Igreja:

Organização das igrejas filhas:
- A Primeira Igreja Batista em Água Branca, no dia 23 de junho de 1993, com 50 membros.
- Igreja Batista em Vila Galvão, organizada em 15 de outubro de 2005, com 75 membros.
- A Igreja Batista Jardim Goiás, organizada em 27 de fevereiro de 1999. Dirigida desde a sua organização pelo Pr. Adeil Antonio da Silva, e tem o grande desafio de alcançar um setor de classe média-alta.
- Missão Batista Shalom, plantada no dia 01 de julho de 1997 e adotada por nossa igreja a partir do dia 12 de agosto de 2000. O fundador deste trabalho foi o Pr. Sebastião Sousa Santos Júnior, hoje o Bel. Paulo Contra conduz essa Congregação.
- Missão Batista Betel, plantada no dia 3 de março de 1996 e adotada por nossa igreja no dia 12 de agosto de 2000.
A igreja já sustentou vários seminaristas, muitos hoje atuam como pastores e educadoras em outras igrejas a serviço do nosso Rei Jesus. Temos participado diretamente da obra missionária através das agências missionárias batistas: Missões Estaduais (CBG), Missões Nacionais e Missões Mundiais. A Igreja Batista Betel atua na área de evangelismo, discipulado, missões, ação social, ministério com crianças, jovens, homens, mulheres, casais e idosos e atualmente está implantando o trabalho de evangelismo e discipulado através de Pequenos Grupos.

Durante estes anos a Igreja teve os seguintes pastores:
- Pr. Adelino Patrocínio da Costa - de 02/07/1983 a 31/12/1986
- Pr. Marcos Machado - de 19/12/1987 a 29/02/2004
- Pr. Sebastião Sousa Santos Júnior - (Como Pastor Interino em 01/03/2004, eleito Pastor efetivo no dia 11/12/2004 a 31/08/2009)
- Pr. Wuezel Nascimento de Oliveira - 15/01/2011 a /2018
- Pr. Leandro Hüttl Dias, pastor atual, empossado em 07/04/2019, também é professor no STBG - Seminário Teológico Batista Goiano e presidente da Ordem dos Pastores Batista do Brasil – Seção Goiás. 

SIGA-NOS NAS REDES

Fique por dentro de tudo o que acontece na Betel!

Endereço:

Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera – Goiânia – GO – CEP 74730-080


Contatos

Email: secretaria@batistabetel.org 
Fone / WhatsApp: +55 62 3284-4748

Free AI Website Creator