Pastoral
Publicado em 22/01/2022
No capítulo 9 de Josué vemos que ele e os líderes do povo cometem um erro ao fazer aliança com um povo apenas verificando as provisões deles e aceitando seus argumentos, mas não consultando o Senhor.
O que me mais me chama a atenção, contudo, é a maneira como Josué lida com o próprio erro. E não somente Ele, mas o também Deus.
Mas, primeiro, vamos ver a reação do povo: eles condenaram Josué e os líderes. As pessoas sempre vão lhe cobrar, e muito, em especial se você for um líder, mesmo numa comunidade de fé.
Agora, verifiquemos a reação de Josué: ele lida com a situação da melhor maneira que pode, depois de tomar conhecimento da verdade dos fatos. Estava feito, e não foi de propósito. E continuou seus planos para Deus eo povo, sem parar para se condenar ou mesmo querer desistir, achando que foi rejeitado.
Por fim, vemos a reação de Deus: nenhuma. Deus não agiu como os homens, não condenou, aponto o erro e culpou. Na verdade chegamos a ver Deus parando a terra a pedido de Josué, a fiim de dar vitória ao seu povo, numa batalha narrada pouco depois - concretizando os Seus próprios planos.
Deus sabe quando você está aprendendo, quando erra querendo acertar ou quando erra de propósito - por isso vemos reação diferentes de Deus diante dos erros dos homens na Bíblia. Não porque Ele seja variável, mas porque é justo diante de cada situação.
E você? É justo consigo mesmo? Se perdoa e segue sem apontar? Ou se pune a cada errinho que comete (seu e do outro)?
Ou será que aprova seu erro? Neste caso é preocupante e Deus lidará de uma maneira que eu prefiro não experimentar, então, é melhor nos arrependermos o quanto antes e deixarmos erros propositais.
Pense nisso!
Pr Leandro Hüttl