Roteiro PGM #0014
Publicado em 14/12/2022
Vamos orar iniciando a nossa reunião, pedindo a Deus que abençoe esse momento de crescimento espiritual e edificação mútua.
"Cantem louvores ao Senhor!" (Isaías 12:5)
EXAMINANDO A BÍBLIA
"Logo que se aproximou do arraial e viu o bezerro e as danças, Moisés ficou muito irado. Arremessou as tábuas de pedra das suas mãos e quebrou-as ao pé do monte. E, pegando o bezerro que tinham feito, queimou-o e o reduziu a pó, que espalhou sobre a água, e deu de beber aos filhos de Israel" - Êxodo 32:19,20, NAA.
Duas coisas estão acontecendo neste ponto da história narrada no livro do Êxodo na Bíblia.
Primeiro, olhemos para Deus. O Senhor havia libertado o povo de Israel da escravidão do Egito e continuava Seu cuidado com aquelas pessoas. Neste ponto, Deus havia dado uma pausa na marcha rumo às Suas promessas (a terra prometida) e convocado Moisés para subir ao monte Sinai, onde se manifestaria ao Seu servo e comunicaria um dos grandes textos da Palavra de Deus: os 10 mandamentos! O objetivo de Deus era que a mensagem fosse transmitida ao povo, a fim de que vivessem para a Sua glória, ao passo que também seriam cuidados por Deus através da fé e prática desses mandamentos. Sempre que seguimos os mandamentos de Deus, temos nossas mentes, corações e corpos cuidados e resguardados do mal - que é precisamente o que nos aflige em nossa experiência humana.
Agora, corte a cena. Aponte a câmera para o povo e veja como eles se encontravam: "O povo viu que Moisés demorava para descer do monte. Então reuniu-se em volta de Arão e lhe disse: — Levante-se, faça para nós deuses que vão adiante de nós; pois, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu" (Êxodo 32:1). Não precisa falar muita coisa.
A fé em Deus não proporciona somente bênçãos, mas também deve nos capacitar a esperar. O povo estava "agoniado", porque Moisés estava aparentemente demorando, quando na verdade ele estava conduzindo o povo no tempo de Deus e muita coisa boa da parte do Senhor estava acontecendo. O que eles deveriam fazer, naquele momento, era perceber isso, aceitar e simplesmente esperar. O ato de esperar é tecnicamente fácil, mas nós seres humano, temos dificuldade com isso e certamente precisaremos ser tratados por Deus neste área para o resto de nossas vidas. Ainda bem que Ele nos ama.
A espera não significa que "nada vai acontecer" e nem que você ou sua família estão "perdendo" alguma coisa. Pelo contrário, você pode perder muitas coisas boas se não souber esperar. Por outro lado pode se beneficiar em aguardar o tempo e o modo de Deus, que considera nos preparar para receber Suas ricas bênçãos.
A agonia do coração humano causa os prejuízos; a ansiedade não traz lucro. E mesmo pessoas que acreditam em Deus passam por isso. O sacerdote Arão acreditava em Deus, mas se deixou levar pela pressão do povo. Não é fácil resistir às pressões do ambiente, mas pessoas de fé devem fazer isso, e buscar a firme graça de Deus a fim de cumprirem este dever.
Pressionado, Arão disse às pessoas para trazerem ofertas (Ex 32.2), fez um ídolo de ouro e um anúncio: "Arão, vendo isso, edificou um altar diante do bezerro e fez a seguinte proclamação: — Amanhã haverá festa ao Senhor. No dia seguinte, madrugaram, ofereceram holocaustos e trouxeram ofertas pacíficas. E o povo sentou-se para comer e beber e levantou-se para se divertir" (Ex 32:5,6). Eles misturaram tudo!
A "cura" para acabar com a agonia do coração, quando buscada pelas próprias mãos humanas, pode revelar um coração que se encontra num misto de fé em Deus, mas com idiolatria também, e que precisa ser tratado pelo poder da Palavra. Aliás, era precisamente nisso que Deus estava trabalhando com Moisés naquele monte. O povo não precisava de festa naquele momento. Sim, o ser humano é um ser social e precisa de atividades que saciem esta demanda legítima, e as festas viriam - a própria Lei de Deus instituiria festas para Israel celebrar; mas há momentos em que precisamos de pausa e silêncio, isso traz cura ao coração humano.
Você tem aproveitado as preciosas chances que Deus nos oferece através daqueles momentos em que nada parece acontecer na sua vida, na sua igreja ou família? Aproveite para meditar na grande obra de poder do Espírito Santo, que é a revelação do texto sagrado, a Bíblia, buscando a Sua companhia através da oração. Isso exercitará nossa paciência. E que Deus nos abençoe. Pr. Leandro Hüttl
EXAMINANDO A MINHA HISTÓRIA
1 - O que mais chamou a sua atenção no texto?
2 - Por quê?
Deus é o Senhor da minha história... mas eu sou responsável por ela!
“Em ti, Senhor, me refugio; não permitas que eu seja envergonhado. Salva-me por causa da tua justiça; inclina o teu ouvido para me escutar e livra-me depressa. Que tu sejas para mim rocha de proteção, fortaleza onde estarei seguro” - Salmos 31:1-2, NVT
RELACIONAMENTO DISCIPULADOR
Durante a semana ore por pessoas que você gostaria de evangelizar.
NOSSOS ENCONTROS
DOMINGOS
9h | Escola Bíblica Dominical
18h | Culto de Edificação / Culto Infantil
PEQUENOS GRUPOS
Deseja participar? Clique aqui
MINISTÉRIOS
Confira nossa programação em:
batistabetel.org/calendario
Mídias Sociais: