O Deus que salva e cuida

Roteiro #0014
Publicado em 06/12/2022

1 - INICIANDO O ENCONTRO (5 MIN.)

Vamos orar iniciando a nossa reunião, pedindo a Deus que abençoe esse momento de crescimento espiritual e edificação mútua.    


2 – TEMPO DE LOUVAR (5 MIN.)

"Cantem louvores ao Senhor!" (Isaías 12:5)


3 – TEMPO COM A PALAVRA (25 MIN.)

EXAMINANDO A BÍBLIA

"Eu o estou mandando de volta a você — ele, quero dizer, o meu próprio coração. Eu queria conservá-lo comigo, para que ele me servisse em seu lugar nas algemas que carrego por causa do evangelho. Mas não quis fazer nada sem o seu consentimento, para que a sua bondade não venha a ser como que uma obrigação, mas algo que é feito de livre vontade. Talvez ele tenha sido afastado de você temporariamente, a fim de que você o receba para sempre" (Filemom 1:12-15).

Paulo começa sua carta apresentando-se não como apóstolo ou pregador, mas como prisioneiro. Enquanto Paulo era apenas o prisioneiro, Filemon é identificado como amado, não somente membro de uma igreja livre para congregar, mas o próprio anfitrião (a igreja primitiva se reunia e também em casas grandes de membros mais abastados financeiramente), ele é descrito como colaborador e pertencente e um grupo de pessoas que ombreava com Paulo as lutas do Evangelho: a descrição de um bom cristão. Mas, parece que ainda havia algumas durezas que precisavam ser tratadas naquele coração. Elas sempre existem no interior do ser humano. Pelo andamento da carta, vemos que Paulo precisou ser duro em alguns momentos e firme em certas colocações, mas percebemos que Paulo fez isso com as durezas do coração humano e não com a pessoa em si; à pessoa Paulo demonstra respeito, zelo e amor. Essa postura reflete o amor de Deus, que como Pai nos ama realmente como somos, mas o Seu cuidado sempre será conforme os valores celestiais, que é o que Ele planejou para vivermos, como todo pai saudável faz.

Paulo intercede por Onésimo, que era escravo de Filemon (conforme a cultura daquela época, mas que graças a Deus também foi derrubada!). E, embora Filemon tenha sido descrito como um bom homem, ele poderia falhar neste assunto da bondade ao lidar com Onésimo; e Deus surpreende Filemon devolvendo o antigo escravo como um irmão em Cristo! Parece estranho que um homem bom seja exortado a ser bom novamente. Aprendemos com isso que as mudanças que estão em marcha no nosso coração e mente nunca terminam, Deus sempre as aperfeiçoa para o nosso bem. Perceba que aquilo que Deus operou na nossa vida e até podemos testemunhar, terá que continuar sempre a ser trabalhado, - e precisamos aceitar com humildade, gratidão e alegria. 

Paulo intercede para que Filemon receba Onésimo novamente, o perdoe - e, se esta Palavra estava chegando ao coração de Filemon, é sinal que ele precisava do trabalho do Espirito Santo pela Escritura.‌

Agora, vejamos o lado de Onésimo. Imagine as aflições emocionais que ele se encontrava, o medo de voltar e ser castigado, como era o padrão cultural daquela época, a ansiedade que sentia pela impossibilidade de devolver o que havia roubado do seu senhor, e as consequências disso (pois já poderia ter gasto tudo). O cenário na mente dele era assustador - estes pensamentos certamente causaram sofrimentos emocionais e a decisão de não voltar. Quantas vezes tememos uma série de coisas, montamos um cenário horrível em nossa mente que nos paralisa ou nos leva a tomar decisões erradas, precipitadas e até pecaminosas. Mas, o que estava acontecendo na verdade? Deus estava agindo e cuidando de Onésimo o tempo todo! O Senhor primeiro o salvou e depois tocou o coração de Paulo para escrever a fim de interceder por perdão e ainda garantindo que pagaria eventuais prejuízos à Filemon. Deus está sempre agindo na vida daqueles que salva, cuidando dos que se arrependem e creem em Jesus Cristo.

Por isso precisamos continuar focados em Deus, olhando para Cristo, a fim de experimentar a nova vida também em nossa alma, para conforto e consolação, abrigo, segurança e proteção, a fim de não buscarmos estas coisas de outra maneira, Jesus, somente Ele tem toda a provisão de cuidado e santidade que precisamos. O Deus que salva é o mesmo que cuida! Que Ele nos abençoe, Pr Leandro Hüttl.

APLICANDO À MINHA HISTÓRIA

1 - Como esta mensagem pode se aplicar à minha vida? (Pense nos assuntos que vieram à sua mente agora). 
2 - Eu fico "imaginando coisas", pensando que o pior vai acontecer, ao invés de meditar na Bíblia a fim de sempre me certificar de que Deus cuida dos Seus?
3 - Eu percebo que, mesmo naquilo que Deus já fez em minha vida, preciso ser aperfeiçoado(a)?

Deus é o Senhor da minha história... mas eu sou responsável por ela! 


4 – TEMPO DE ORAÇÃO (20 MIN.)

“Em ti, Senhor, me refugio; não permitas que eu seja envergonhado. Salva-me por causa da tua justiça; inclina o teu ouvido para me escutar e livra-me depressa. Que tu sejas para mim rocha de proteção, fortaleza onde estarei seguro” - Salmos 31:1-2, NVT 


RELACIONAMENTO DISCIPULADOR

Durante a semana ore por pessoas que você gostaria de evangelizar.


NOSSOS ENCONTROS

DOMINGOS
9h | Escola Bíblica Dominical

18h | Culto de Edificação / Culto Infantil

PEQUENOS GRUPOS
Deseja participar? Clique aqui

MINISTÉRIOS
Confira nossa programação em:

batistabetel.org/calendario

 Mídias Sociais:

             Site | www.batistabetel.org
Instagram | @igrejabatista.betel
Facebook | ibbgoiania
YouTube | BatistaBetelGoiania
 
Endereço:
Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera
Goiânia – GO – CEP 74730-080
E-mail: secretaria@batistabetel.org
Fone: (62) 3284-4748
 
Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera – Goiânia – GO – CEP 74730-080

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(62) 3284-4748

secretaria@batistabetel.org

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Código do aplicativo

BATISTABETEL
© IGREJA BATISTA BETEL ® 2023. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.