As atitudes da fé

Roteiro PGM #0013
Publicado em 30/11/2022

1 - INICIANDO O ENCONTRO (5 MIN.)

O PGM é uma oportunidade concedida pelo Senhor para o nosso desenvolvimento na fé. Vamos orar iniciando a nossa reunião, pedindo a Deus que abençoe esse momento de crescimento espiritual e edificação mútua.    


2 – TEMPO DE LOUVAR (5 MIN.)

DESCANSAREI

Cobre-me com Tuas mãos 
Com poder vem me esconder, Senhor 

Se o trovão e o mar se erguendo vêm 
Sobre a tempestade eu voarei 
Sobre as águas Tu também és Rei 
Descansarei, pois sei que és Deus 

Minha alma está segura em Ti 
Sabe bem que em Cristo firme está 


3 – TEMPO COM A PALAVRA (25 MIN.)

EXAMINANDO A BÍBLIA

"Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus. A condenação é esta: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal detesta a luz e não se aproxima da luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus" (João 3:17-21, NAA).

Não precisamos julgar, porque o juízo será feito por Deus, e conforme a Bíblia, o motivo da sentença dos condenados é porque eles escolheram as trevas e não a luz. Esta escolha, segundo o texto, fica evidente pelas atitudes das pessoas - as suas obras eram más. ‌‌E os que andaram na luz são os que professaram a fé e tiveram atitudes de acordo com ela.‌ 

A passagem lida acima é a sequência do versículo possivelmente mais conhecido da Bíblia: ‌​"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3.16).‌ Observe que João está explicando o objetivo da obra de Cristo: transformar pessoas, através da fé nEle. 

Em outras palavras, ele está dizendo que a fé gera mudanças de atitudes e não simplesmente de palavras. Que o poder de Deus, quando entra na vida de alguém, pela Palavra e pelo Espírito Santo, deve quebrantar o coração, mudar a direção da mente, e, portanto, modificar as decisões e as atitudes - de obras más para boas. O Novo Testamento ensina o mesmo em outras partes, sendo a mais conhecida no livro de Tiago:‌​ "Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta" (Tiago 2.26). Uma fé que não provoca mudanças é como um corpo sem espírito. 

Cristo não fez uma obra de julgamento - ainda -, mas fará. Nossa ocupação não é julgar a vida das pessoas, quanto a dizer se elas têm solução ou salvação, mas a atenção da vida cristã é avaliar as próprias atitudes. Se eu afirmo que tenho fé em Jesus, devo eu mesmo observar como vivo meu papel de pai, mãe, marido, esposa, filho(a), patrão, empregado, pastor, ovelha, líder, amigo… Para a glória de Deus?

Viver para a glória de Deus é manter, pela fé, atitudes segundo a missão que Ele nos deu em cada papel desta vida, enquanto aguardamos a próxima, para os que creram em Jesus. Viver para Deus não é uma vida religiosa chata, você pode desfrutar das coisas boas da vida, mas com os valores de Deus. ‌Por isso, temos que demonstrar muito respeito a Ele quando dizemos: “Ninguém pode me julgar”. Isso é verdade, mas não podemos usar esta afirmação para viver nas trevas, a frase neste caso será usada para uma rebelião contra Deus e não contra os homens, pois é a Ele que prestaremos contas.

Jesus não veio julgar ainda, mas salvar, porém, ele julgará, e fará isso conforme aqui que ensinou, e não pelo o que a maioria pensa e faz. Neste caso não será uma democracia, que pode ser útil para as coisas desta terra, mas o julgamento será com base em Sua justa, santa e pura Palavra, por isso devemos crer e ter atitudes segundo a Bíblia, buscando graça que nos salva e transforma, estando prontos para a sua segunda vinda, quando seremos examinados em nossa fé, através das atitudes que tivemos. 

Como sua fé muda suas conversas, escolhas, prioridades e até finanças? Compare-se a Jesus. Todos estaremos tortos, então o que precisamos é não somente crer, mas aceitar que o amado carpinteiro continue talhando nosso coração. Deus não é um soberano cruel e severo, desejoso de despejar sua ira sobre a humanidade. Seu coração está cheio de amor e ternura para com os homens e ele pagou o preço máximo para poder salvá-los e transformá-los, vamos honrá-lO andando na Luz. 

Que Deus nos abençoe, ‌‌Pr Leandro Hüttl

APLICANDO À MINHA HISTÓRIA

1 - Compartilhe o que veio a sua mente ao ouvir esta mensagem.
2 - Você acredita que Jesus não veio julgar ainda e que aquele que crê pode ser transformado pela fé nEle, o Filho de Deus?
3 - Quais mudanças você já testemunhou em sua própria vida?
4 - Quais mudanças você ainda precisa que Deus faça?
5 - Entende que a afirmação "ninguém tem nada com a minha vida" deve ser para sermos fiéis à Palavra e não a nós mesmos?

Deus é o Senhor da minha história... mas eu sou responsável por ela! 


4 – TEMPO DE ORAÇÃO (20 MIN.)

“Em ti, Senhor, me refugio; não permitas que eu seja envergonhado. Salva-me por causa da tua justiça; inclina o teu ouvido para me escutar e livra-me depressa. Que tu sejas para mim rocha de proteção, fortaleza onde estarei seguro” - Salmos 31:1-2, NVT 


RELACIONAMENTO DISCIPULADOR

Durante a semana ore por 5 pessoas que você gostaria de evangelizar.


NOSSOS ENCONTROS

DOMINGOS
9h | Escola Bíblica Dominical

18h | Culto de Edificação / Culto Infantil

PEQUENOS GRUPOS
Deseja participar? Clique aqui

MINISTÉRIOS
Confira nossa programação em:

batistabetel.org/calendario

 Mídias Sociais:

             Site | www.batistabetel.org
Instagram | @igrejabatista.betel
Facebook | ibbgoiania
YouTube | BatistaBetelGoiania
 
Endereço:
Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera
Goiânia – GO – CEP 74730-080
E-mail: secretaria@batistabetel.org
Fone: (62) 3284-4748
 
Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera – Goiânia – GO – CEP 74730-080

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(62) 3284-4748

secretaria@batistabetel.org

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Código do aplicativo

BATISTABETEL
© IGREJA BATISTA BETEL ® 2023. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.