É tempo de recomeçar!

Roteiro PGM #12/22
Publicado em 22/11/2022

1 - INICIANDO O ENCONTRO (5 MIN.)

O PGM é uma oportunidade concedida pelo Senhor para o nosso desenvolvimento na fé. Vamos orar iniciando a nossa reunião, pedindo a Deus que abençoe esse momento de crescimento espiritual e edificação mútua.    


2 – TEMPO DE LOUVAR (5 MIN.)

CREIO QUE TU ÉS A CURA

Me escutas quando clamo / E acalma o meu pensar 
Me levas pelo fogo curando todo meu ser 
Confio em Ti, confio em Ti 

Creio que Tu és a cura / Creio que és tudo para mim 
Creio que Tu és a vida / Creio que não há outro igual a Ti 
Jesus, eu preciso de Ti 

Não há outro igual a Ti 
Nada é impossível para Ti 
Nada é impossível 
Nada é impossível para Ti 
Tens o meu mundo em tuas mãos 


3 – TEMPO COM A PALAVRA (25 MIN.)

EXAMINANDO AS ESCRITURAS

"Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus. Portanto, pensem naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem" (Hebreus 12:1-3).

Hoje em dia somos bombardeados por uma série de clamores. Situações, pessoas, mercado, tecnologia - tudo e todos apelam, e de todas as maneiras, a fim de ganharem nossa atenção - e ficar com ela. ‌A Bíblia, entretanto, caminha numa outra direção totalmente contrária, e a Palavra de Deus manda que nossa atenção esteja em primeiro lugar em Cristo, o autor da nossa fé. ‌A nuvem de testemunhas que o autor de Hebreus cita são aquelas pessoas listadas no capítulo anterior, chamados de “heróis da fé”. Pessoas com um coração pecador como o nosso, mas que testemunham que é possível viver de maneira extraordinária e na contra mão deste mundo por causa da fé em Deus. Eles se livraram se todo peso e pecado para servirem o Senhor. ‌

Nem tudo que nos impede de viver plenamente para Deus é pecado, mas pode ser um peso que atrapalhe a caminhada. O autor de Hebreus está comparando a caminhada cristã a uma corrida, e mostrando o que pode trazer problemas ao corredor. Naquela época as pessoas usavam capas e cintos muito pesados em suas vestimentas, e quando os corredores iam competir, tiravam estas roupas e colocavam outras mais leves, senão a corrida ficaria cansativa ou eles poderiam tropeçar na capa e cair, ficando fora da jornada. A Palavra de Deus nos adverte que devemos usar esta comparação para pensar sobre a organização da vida. Note, ainda, que não existe pódio neste mundo, os que acreditaram em Jesus vão subir no pódio somente quando chegarem no céu, pelos méritos de Jesus. Até lá temos uma carreira diante de nós e devemos cuidar da corrida. O que nos atrapalha e precisa ser organizado?

Em nossos dias, os nadadores profissionais são adeptos da depilação dos seus corpos porque diminui o atrito do corpo com a água, tornando-os mais ágeis e aumentando o desempenho dentro das piscinas. Veja, são simplesmente pelos, coisas pequenas, naturais e que não são erradas. Mas isso lhes garante milésimos de segundos à frente dos concorrentes nos resultados das competições. ‌Pequenos detalhes, até de coisas que aparentemente são inofensivas, podem fazer diferença na organização da vida. Imaginem então a grande distração a que somos expostos em nossos dias? WhatsApp, Instagram e outras redes sociais o dia inteiro... como podemos organizar o uso destas coisas? E muita gente busca ali uma fuga para os problemas, quando deveriam buscar em Deus. O que precisa ser melhorado no seu foco para Cristo e para cuidar da sua própria vida? Acredite: o mundo jamais vai lhe dar foco, é você que tem que lutar por ele. 

Claro, também têm aquelas coisas que não agradam a Deus e que devem ser confessadas e deixadas, tudo aquilo que Deus não aprova na sua Palavra, ou seja, o pecado. Mas é Deus mesmo que nos ajuda a deixar esses velhos costumes para trás e com o poder do Seu amor nos conduz cada vez mais para perto dele.  

O mundo nos ensina a buscar o "nosso próprio reino" em primeiro lugar, mas a Palavra diz para buscarmos o Reino de Deus. Muitas vezes buscamos primeiro as coisas desta terra por medo, mas precisamos disciplinar nosso coração ansioso para descansar na obra completa de Cristo na cruz. Se tivermos fé nEle, temos o perdão perfeito dos nossos pecados e somos recebidos como filhos de Deus já aqui neste mundo. Fomos justificados, não por nossas obras, mas pela fé na obra perfeita que Cristo fez ao Pai em nosso favor. Somos cuidados por Deus já aqui neste mundo, portanto podemos buscar as coisas da terra em segundo lugar, depois de nos certificar que estamos buscando o Reino de Deus em primeiro. É tempo de recomeçar!

Deus nos abençoe!                          

Pr. Leandro Hüttl

EXAMINANDO A MINHA HISTÓRIA

1 - Várias coisas estão sugando as energias e atenção das pessoas nesta era. O que tem tirado minha atenção do Senhor?‌
2 - Reflita: até coisas boas, como minha família, por exemplo, podem estar vindo em primeiro lugar nos meus interesses?
3 - Há pecados que devo confessar e deixar, com o perdão e graça de Deus?
4 - Quais coisas posso fazer a fim de organizar melhor minha vida para buscar o Reino de Deus primeiro lugar?

Deus é o Senhor da minha história... mas eu sou responsável por ela! 


4 – TEMPO DE ORAÇÃO (20 MIN.)

“Em ti, Senhor, me refugio; não permitas que eu seja envergonhado. Salva-me por causa da tua justiça; inclina o teu ouvido para me escutar e livra-me depressa. Que tu sejas para mim rocha de proteção, fortaleza onde estarei seguro” - Salmos 31:1-2, NVT 


RELACIONAMENTO DISCIPULADOR

Durante a semana ore por 5 pessoas que você gostaria de evangelizar.


NOSSOS ENCONTROS

DOMINGOS
9h | Escola Bíblica Dominical

18h | Culto de Edificação / Culto Infantil

PEQUENOS GRUPOS
Deseja participar? Clique aqui

MINISTÉRIOS
Confira nossa programação em:

batistabetel.org/calendario

 Mídias Sociais:

             Site | www.batistabetel.org
Instagram | @igrejabatista.betel
Facebook | ibbgoiania
YouTube | BatistaBetelGoiania
 
Endereço:
Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera
Goiânia – GO – CEP 74730-080
E-mail: secretaria@batistabetel.org
Fone: (62) 3284-4748
 
Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera – Goiânia – GO – CEP 74730-080

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(62) 3284-4748

secretaria@batistabetel.org

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Código do aplicativo

BATISTABETEL
© IGREJA BATISTA BETEL ® 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.