Roteiro PGM #11/22
Publicado em 15/11/2022
O PGM é uma oportunidade concedida pelo Senhor para o nosso desenvolvimento na fé. Vamos orar iniciando a nossa reunião, pedindo a Deus que abençoe esse momento de crescimento espiritual e edificação mútua.
ROMPENDO EM FÉ
Cada vez que a minha fé é provada
Tu me dás a chance de crescer um pouco mais
As montanhas e vales, desertos e mares
Que atravesso me levam pra perto de Ti
Minhas provações não são maiores que o meu Deus
E não vão me impedir de caminhar
Se diante de mim não se abrir o mar Deus vai me fazer andar por sobre as águas
Rompendo em fé
Minha vida se revestirá do Seu poder
Rompendo em fé
Com ousadia vou mover no sobrenatural
Vou lutar e vencer, vou plantar e colher
E a cada dia vou viver, rompendo em fé
EXAMINANDO AS ESCRITURAS
"Envie os grãos de sua colheita mar afora, e com o tempo isso lhe trará retorno. Invista seus recursos em vários lugares, pois desconhece os riscos adiante... O agricultor que espera condições de tempo perfeitas nunca semeia; se ele fica observando cada nuvem, não colhe. Assim como é impossível entender o caminho do vento ou o mistério do crescimento do bebê no ventre da mãe, também é impossível entender as obras de Deus, que faz todas as coisas. Semeie pela manhã e continue a trabalhar à tarde, pois você não sabe se o lucro virá de uma atividade ou de outra, ou talvez de ambas" (Eclesiastes 11:1-6, NVT).
O livro de Eclesiastes mostra que há muitas incertezas na vida, mas também não aprova uma posição onde somos apenas expectadores desta verdade. A Palavra de Deus nos manda agir. Não precisam ser ações perfeitas e com uma performance incrível como nos filmes (aquilo são filmes e não a vida). Ações da vida real também não são isentas de problemas e contratempos, mas isso não deve nos paralisar, somente atitudes trazem mudanças. É claro que deve haver planejamento. Uma das passagens que mais me chamam a atenção no Novo Testamento é Gálatas 4.4-5 que diz: "Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos". Veja, a plenitude do tempo foi o momento planejado por Deus para Jesus vir ao mundo e Ele tinha um propósito claro: morrer em nosso lugar a fim de nos resgatar da maldição da lei e nos fazer Seus filhos. Deus teve um objetivo, cronograma e ações, estas são necessárias - Deus agiu para nos salvar. Cristo na cruz é a prova disso - e também de que podemos agir com o coração em paz.
Muitas vezes os crentes não tentam novos projetos por medo de errar. Isso mostra que, talvez, estamos confiando em nossas próprias obras e forças, e não queremos manchar nosso histórico, ficamos com vergonha. Seremos sempre tentados pelo pecado da auto-justiça e cercados pelo medo de "manchar" nossa reputação, e esses pecados interiores do coração são muito mais fáceis de cair, e mais difíceis de admitir. Então, precisamos começar sondando nosso coração e pedindo a Deus para limpá-lo antes de prosseguir com os projetos que precisamos desenvolver, sobretudo a Missão da igreja.
A própria natureza mostra ao ser humano que há muitas coisas sobre as quais não temos controle e que se esperarmos até ter a certeza absoluta de tudo, por fim não agiremos. Aja, se você errar, pelo menos acertou em agir. Tenha atitude querendo acertar e não pecar, corrija o curso se o seu coração falhar. Seja diligente e otimista, pois sua confiança está no Senhor, Provérbios 24:16, diz: "porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos são derrubados pela calamidade". O justo pode cair tentando acertar, mas se levanta; o ímpio erra de propósito e por vontade de pecar, o destino disso é a calamidade.
A perspectiva de Salomão dos muitos dias de trevas que virão e de que tudo o que vem pela frente é vaidade, não deve tirar do nosso coração o desejo de viver dias alegres. Na Bíblia, o enfrentamento de problemas e a alegria aparecem muitas vezes de maneira simultânea. Por isso Jesus disse que Ele nos daria a paz não como o mundo a dá. O mundo não entende como enfrentar desafios, problemas e ao mesmo tempo ter bom ânimo para vencer como Jesus, ou seja, na dependência do Pai, pelo Espírito.
Pode ser difícil encontrar o equilíbrio entre esperar, fazer, parar de fazer e confiar. Mas, com princípios e sabedoria, poderemos discernir as coisas e tomar as melhores decisões possíveis. É preciso "calcular a torre", mas também não podemos errar na medida do planejamento, a falta dele é ruim, mas o excesso é sufocante. Calcule, planeje, organize, veja o tempo apropriado, mas, em algum momento, aja. Nem sempre Deus vai lhe dar um mapa, mas sim talhar você para ter confiança nEle.
Deus nos abençoe!
Pr. Leandro Hüttl
EXAMINANDO A MINHA HISTÓRIA
1. Você já se sentiu "travado/a" alguma vez, sem condições de prosseguir na vida, num projeto pessoal ou da igreja?
2. É possível ter certeza absoluta de tudo para somente depois agir?
3. Na Bíblia temos algum exemplo de alguém que primeiro soube tudo o que ia acontecer e somente depois deu os passos necessários para a vontade de Deus?
Deus é o Senhor da minha história... mas eu sou responsável por ela!
“Em ti, Senhor, me refugio; não permitas que eu seja envergonhado. Salva-me por causa da tua justiça; inclina o teu ouvido para me escutar e livra-me depressa. Que tu sejas para mim rocha de proteção, fortaleza onde estarei seguro” - Salmos 31:1-2, NVT
RELACIONAMENTO DISCIPULADOR
Durante a semana ore por 5 pessoas que você gostaria de evangelizar.
NOSSOS ENCONTROS
DOMINGOS
9h | Escola Bíblica Dominical
18h | Culto de Edificação / Culto Infantil
PEQUENOS GRUPOS
Deseja participar? Clique aqui
MINISTÉRIOS
Confira nossa programação em:
batistabetel.org/calendario
Mídias Sociais: