Incertezas humanas e Certeza Divina

Roteiro PGM #09/22
Publicado em 09/11/2022

1 - INICIANDO O ENCONTRO (5 MIN.)

O PGM é uma oportunidade concedida pelo Senhor para o nosso desenvolvimento na fé. Vamos orar iniciando a nossa reunião, pedindo a Deus que abençoe esse momento de crescimento espiritual e edificação mútua.    


2 – TEMPO DE LOUVAR (5 MIN.)

FAZ CHOVER

Assim como a corça anseia por águas 
Como terra seca precisa da chuva 
Meu coração tem sede de Ti 
Rei meu e Deus meu 
(2x)

Faz chover, Senhor Jesus 
Derrama chuva neste lugar 
Vem com Teu rio, Senhor Jesus 
Inundar o meu coração 
(2X)


3 – TEMPO COM A PALAVRA (25 MIN.)

EXAMINANDO AS ESCRITURAS

‌​"Este é o mal que há em tudo o que se faz debaixo do sol: a mesma coisa acontece com todos. Também o coração das pessoas está cheio de maldade; está cheio de loucura enquanto elas vivem; depois, rumo aos mortos" (Eclesiastes 9:3).

O mundo nos passa uma realidade muito difícil de aceitar: ele é injusto. Tal fato leva os homens a fazerem muitas perguntas, porém, sem encontrar respostas. Ao mesmo tempo Deus não tem nenhuma dúvida e possui todas as respostas.
Essa verdade pode causar revolta nas pessoas e isso as leva a questionar Deus acerca da vida, mas o texto de Eclesiastes não somente apresenta o problema, também apresenta a origem deles: o coração das pessoas.

Considerando isso, o que é seguro? Confiar naquilo que Deus diz na Bíblia ou no que pensamos a respeito de qualquer assunto: casamento, criação de filhos, trabalho, fé, sexualidade, amizades, lazer e tantas outras áreas da vida? Em qual pensamento encontramos segurança: humano ou divino?

Salomão refletiu arduamente acerca da "vida debaixo do sol" no livro de Eclesiastes e agora ele está começando a organizar suas conclusões. Uma delas é que é Deus quem conduz soberanamente o destino das pessoas, e não o próprio mérito delas, como o mundo acredita. Claro que temos responsabilidades humanas: para estudos, trabalho, família, planejamento de vida, você e eu devemos nos esforçar a fim de fazer bem feito tudo o que vêm as nossas mãos. Mas, não somos soberanos e nossa performance não alcança a necessidade mais importante e permanente: o custo da salvação da nossa alma – apenas Jesus conseguiu esse feito, e o deu de graça, a todos quantos nEle creram pela graça.

Diante da verdade que a Bíblia apresenta que o que acontece para um, pode acontecer para outro neste mundo decaído pelo pecado, isso coloca em cheque nossas motivações para obedecer a Deus. Será que seremos fieis somente se tudo caminhar bem? Se for assim, o inverso será verdadeiro: no primeiro desafio deixaremos Jesus.

A chave é confiar em Quem sabe o que faz, pois, apesar de poder acontecer as mesmas coisas para crentes e incrédulos, também há diferença entre andar com Deus e estar longe dEle.

Fazer ou não coisas boas não muda o coração. O comportamento não muda a essência de ninguém, apenas Deus tem condições de tornar o ser humano nascido pecador em nova criatura e alterar o nosso destino na terra e conduzi-lo para o céu.

A sabedoria de Deus nos guia desde as coisas desta terra até o outro lado da vida, e a Bíblia é completa para nos ensinar o caminho. O Deus que salva também é o que nos capacita a viver bem nosso papel no casamento, como filhos, como pais,  profissionais e membros de uma comunidade de fé (igreja). É Ele que nos consola nas horas de angústia e é Ele que mostra o caminho quando tudo parece perdido. Porque Ele é o Deus cheio de certezas acima de nossos sentimentos instáveis e pensamentos que podem abrigar incertezas. Ele é o farol em meio à tempestade. Mas Deus não somente é assim, Ele revela na Bíblia Sua vontade de estar conosco todos os dias, fortalecendo-nos para fazermos aquilo que precisamos fazer e viver. Aos olhos de quem está de fora pode parecer que aquilo que fazemos não depende de Deus - porém somente nós conhecíamos o mar revolto de incertezas que nos encontrávamos e que foi a busca de Deus pela fé que mudou nosso mundo interior, permitindo as mudanças externas acontecerem. A busca pelas certezas de Deus (a direção e sabedoria da Sua Palavra) nas capacita a enfrentar os problemas da vida de uma forma totalmente diferente do que o mundo enfrenta. A diferença está dentro de nós e não nos problemas. O Deus nos santifica para a vida eterna, também nos fortalece para a vida nesta terra - confie sempre nEle.

Deus nos abençoe!                          

Pr. Leandro Hüttl

EXAMINANDO MINHA HISTÓRIA

1 - A partir da mensagem de hoje você entende que a diferença precisa estar em nossa mente e coração e não nas circunstâncias, pois o mesmo acontece a justos e injustos?
2 - A certeza que o Deus que nos prometeu uma vida eterna sem problemas é o mesmo que nos guia soberanamente para enfrentar os problemas da terra traz para você animo para vencer o mundo? O que mais isso fala ao seu coração?

Deus é o Senhor da minha história... mas eu sou responsável por ela! 


4 – TEMPO DE ORAÇÃO (20 MIN.)

“Em ti, Senhor, me refugio; não permitas que eu seja envergonhado. Salva-me por causa da tua justiça; inclina o teu ouvido para me escutar e livra-me depressa. Que tu sejas para mim rocha de proteção, fortaleza onde estarei seguro” - Salmos 31:1-2, NVT 


RELACIONAMENTO DISCIPULADOR

Durante a semana ore por 5 pessoas que você gostaria de evangelizar.


NOSSOS ENCONTROS

DOMINGOS
9h | Escola Bíblica Dominical

18h | Culto de Edificação / Culto Infantil

PEQUENOS GRUPOS
Deseja participar? Clique aqui

MINISTÉRIOS
Confira nossa programação em:

batistabetel.org/calendario

 Mídias Sociais:

             Site | www.batistabetel.org
Instagram | @igrejabatista.betel
Facebook | ibbgoiania
YouTube | BatistaBetelGoiania
 
Endereço:
Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera
Goiânia – GO – CEP 74730-080
E-mail: secretaria@batistabetel.org
Fone: (62) 3284-4748
 
Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera – Goiânia – GO – CEP 74730-080

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(62) 3284-4748

secretaria@batistabetel.org

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Código do aplicativo

BATISTABETEL
© IGREJA BATISTA BETEL ® 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.