Andar no Espírito

Roteiro PGM 09/22
Publicado em 26/10/2022

1 - INICIANDO O ENCONTRO (5 MIN.)

O PGM é uma oportunidade concedida pelo Senhor para o nosso desenvolvimento na fé. Vamos orar iniciando a nossa reunião, pedindo a Deus que abençoe esse momento de crescimento espiritual e edificação mútua.    


2 – TEMPO DE LOUVAR (5 MIN.)

A DEUS DEMOS GLÓRIA

A Deus demos glória, com grande fervor;
seu Filho bendito por nós todos deu.
A graça concede a qualquer pecador,
abrindo-lhe a porta de entrada no céu. 
Exultai! Exultai! Vinde todos louvar
a Jesus, Salvador, a Jesus, Redentor.
A Deus demos glória, porquanto do céu
seu Filho bendito por nós todos deu. 
Oh, graça real! Foi assim que Jesus
morrendo, seu sangue por nós derramou
Herança nos céus, com os santos em luz,

comprou-nos Jesus, pois o preço pagou. 
A crer nos convida tal prova de amor
nos merecimentos do Filho de Deus.
E quem, pois, confia em Jesus, Salvador,
vai vê-lo exaltado na glória dos céus.


3 – TEMPO COM A PALAVRA (25 MIN.)

EXAMINANDO AS ESCRITURAS

‌​"O simples fato de moverem ações uns contra os outros já é completa derrota para vocês. Por que não preferem sofrer a injustiça? Por que não preferem ficar com o prejuízo? Mas vocês mesmos cometem injustiça e causam prejuízo, e isto aos próprios irmãos! Ou vocês não sabem que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não se enganem: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem afeminados, nem homossexuais, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o Reino de Deus. Alguns de vocês eram assim. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus" (1 Coríntios 6:7-11)

Paulo está concluindo o assunto de levar irmãos à justiça, porém ele segue agora aprofundando a real motivação do ato. Paulo coloca um litígio desses no mesmo patamar de pecados como imoralidade, idolatria, adultério, homossexualidade, roubo, avareza, vícios e fofoca. Admite esta postura como histórico do coração anterior à conversão, esclarecendo que o Evangelho não apenas nos justifica, mas também santifica - fazendo com que deixemos o pecado pouco a pouco, rumo a ficarmos cada dia mais parecidos com Cristo. Esta é a essência do ensino nesta passagem, para tudo na vida.

Mais do que um processo formal contra um irmão, a questão profunda é a animosidade do coração, pois todos os pecados descritos por Paulo são, na verdade, manifestação da natureza pecaminosa dentro de nós. É neste "mundo interior", onde somente nós enxergamos e apenas Deus conhece por inteiro, que acontece a mortificação do pecado e a frutificação da justiça de Cristo, ou seja, a santificação, a espiritualidade verdadeira - o fruto do Espírito Santo. No v. 11 (abaixo) Paulo descreve o processo presente no coração do cristão: conversão, justificação e santificação.

"Alguns de vocês eram assim. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus" (1 Coríntios 6.11)

Tiago diz: "De onde procedem as guerras e brigas que há entre vocês? De onde, senão dos prazeres que estão em conflito dentro de vocês?" (Tiago 4:1). Mas, em Nome do Senhor e pelo Espírito de nosso Deus (v.11) essas coisas são mudadas - Deus de fato transforma o mal em bem. E o próprio Apóstolo Paulo é um exemplo do que Deus faz, não apenas através de seus ensinamentos, mas primordialmente pela transformação que recebeu em sua vida. Ele era o "apóstolo do ódio", por assim dizer, pois perseguia as igrejas e concordava com o martírio de cristãos. Todavia, Deus o transformou tão profundamente que ele mesmo chegou a escrever, sob inspiração divina, o texto especial sobre o amor que temos na Bíblia, 1 Coríntios 13, que no v. 7, diz: "O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (1 Co 13:7).

Paulo suportava por amor (fruto do Espírito) muitos sofrimentos: "Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna" (2 Timóteo 2:10).

Os coríntios tinham este problema de entender espiritualidade como maturidade na fé. Espiritualidade é precisamente o fruto do Espírito pelo qual devemos viver: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito" (Gálatas 5:22-25). Isso é SER espiritual. Fazer é função, viver (SER) é essência, fruto do Espírito. Uma pessoa que tem fé a usa para avançar na salvação, indo além da justificação dos pecados, trilhando o caminho da santificação, sabedoria e amor. 

Deus nos abençoe!                          

Pr. Leandro Hüttl

EXAMINANDO MINHA HISTÓRIA

1 - Podemos admitir que nosso coração tem motivações erradas para os mais diversos assuntos da vida? 
2 - Mesmo sem "fazer" coisas erradas, você pode pensar ou sentir algo pecaminoso? Isso também afasta de Deus?
3 - Quais mudanças você vai fazer para viver estas lições?

Deus é o Senhor da minha história... mas eu sou responsável por ela! 


4 – TEMPO DE ORAÇÃO (20 MIN.)

“Em ti, Senhor, me refugio; não permitas que eu seja envergonhado. Salva-me por causa da tua justiça; inclina o teu ouvido para me escutar e livra-me depressa. Que tu sejas para mim rocha de proteção, fortaleza onde estarei seguro” - Salmos 31:1-2, NVT 


RELACIONAMENTO DISCIPULADOR

Durante a semana ore por 5 pessoas que você gostaria de evangelizar.


NOSSOS ENCONTROS

DOMINGOS
9h | Escola Bíblica Dominical

18h | Culto de Edificação / Culto Infantil

PEQUENOS GRUPOS
Deseja participar? Clique aqui

MINISTÉRIOS
Confira nossa programação em:

batistabetel.org/calendario

 Mídias Sociais:

             Site | www.batistabetel.org
Instagram | @igrejabatista.betel
Facebook | ibbgoiania
YouTube | BatistaBetelGoiania
 
Endereço:
Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera
Goiânia – GO – CEP 74730-080
E-mail: secretaria@batistabetel.org
Fone: (62) 3284-4748
 
Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera – Goiânia – GO – CEP 74730-080

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(62) 3284-4748

secretaria@batistabetel.org

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Código do aplicativo

BATISTABETEL
© IGREJA BATISTA BETEL ® 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.