A Palavra como saúde para a alma

Roteiro PGM 05/22
Publicado em 19/10/2022

1 - INICIANDO O ENCONTRO (5 MIN.)

O PGM é uma oportunidade concedida pelo Senhor para o nosso desenvolvimento na fé. Vamos orar iniciando a nossa reunião, pedindo a Deus que abençoe esse momento de crescimento espiritual e edificação mútua.    


2 – TEMPO DE LOUVAR (5 MIN.)

DEUS É FIEL

Em meio aos muitos problemas
Em meio a lutas sem fim 
Por entre muitos dilemas
Que se apresentam a mim 

As vezes eu posso passar
Uma noite inteira a chorar 

Mas sei que meu Deus logo pela manhã
Fará novamente o sol brilhar 
E encherá de alegria os meus lábios
E o meu coração de louvor 

Assim vou descansar
Sim, eu vou confiar 

No Seu grande e imenso amor 
Deus é fiel, é fiel 
Acima de todas as coisas, eu sei 
Eu sei que meu Deus é fiel 


3 – TEMPO COM A PALAVRA (25 MIN.)

EXAMINANDO AS ESCRITURAS

"Meu filho, escute as minhas palavras; preste atenção aos meus ensinamentos. Não deixe que eles se afastem dos seus olhos; guarde-os no mais íntimo do seu coração. Porque são vida para quem os encontra e saúde para todo o seu corpo. De tudo o que se deve guardar, guarde bem o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Afaste de você a falsidade da boca e mantenha longe de você a perversidade dos lábios. Que os seus olhos olhem direito, e que as suas vistas se fixem no que está diante de você. Faça plana a vereda de seus pés, para que todos os seus caminhos sejam retos. Não se incline nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés do mal" - Provérbios 4:20-27.          

O texto começa com uma chamada para a nossa responsabilidade humana: precisamos ouvir a Deus. Nos dias modernos, prestar atenção em alguma coisa é extremamente desafiante. Tem pessoas que estão dentro da igreja e durante a pregação Palavra mexem acessam o WhatsApp, rivalizando a palavra do homem com a Palavra de Deus. Mas nos dias modernos acha-se isso normal. O mundo luta pela sua mente constantemente, numa batalha mais feroz que você possa imaginar, mas o caminho para se aperfeiçoar em Deus continua sendo um só: prestar atenção aos Seus ensinamentos. “Quem tem ouvidos, ouça”, Jesus cansa de repetir isso, dos Evangelhos ao Apocalipse.

O mundo será condenado por não ouvir a mensagem divina, e os crentes dizem “mas eu já ouvi” achando que ouvir a Deus não é uma caminhada que leva a vida toda. O Salmo 1 chega a dizer que este é nosso prazer: “meditar na Palavra de dia e de noite”. O mundo conseguiu muito bem mudar nossas prioridades. Como não conseguiu tirar a fé na Palavra, atacou as prioridades. Não tem problema viajar, então vamos viajar todo final de semana. Não tem problema jogar bola, então vamos priorizar jogar bola. Não tem problema assistir filmes sem conteúdo erótico, então vamos assistir muitos filmes. O mundo agora foi programado para alterar suas prioridades e isso tem adoecido a alma de muitos evangélicos, que “não sabem o que está acontecendo”, pois “vão à igreja, leem a Bíblia, oram”, é… só não fazem na prioridade correta. Por que outras gerações enfrentaram melhor os desafios da vida cristã? Porque eles tinham prioridades. E não adianta lembrar o que já leu, uma vez que a Palavra é alimento, e ninguém jamais se alimentou recordando do arroz, feijão e carne que comeu quando era criança.

A prioridade com a vida espiritual, que liberta a alma do indivíduo do pecado, da cobiça, das mágoas, da lascívia, o que beneficia até o corpo. Mas, há um chamado para uma responsabilidade: mantenha um coração sábio prestando muita atenção aos ensinamentos da Palavra de Deus. O coração é a sua vida interior, é onde são produzidos todos os pensamentos, sentimentos e escolhas. Alimente-o com sabedoria, isto é literalmente vital, pois do coração procedem as fontes da vida, ou, seja, o nosso comportamento, provando que eles têm origem no nosso coração. O compromisso com Cristo requer buscar sabedoria para uma profunda mudança interior. Cristo nos uniu ao Pai para termos um coração que guarda os mandamentos. O coração tem uma importância crucial na batalha entre a sabedoria e a sensatez, a justiça e a perversidade, a carne e o espírito. Mas, não dá para cultivar uma vida espiritual correndo.

Se você de distanciou da vida espiritual como sua prioridade, arrependa-se, confesse a Jesus e peça dele perdão. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" - 1 João 1:9

Siga firme na graça, Deus quer te ajudar, por isso lhe chama a orar e ler Sua Palavra. Só falta praticarmos. Deus nos abençoe!

Pr. Leandro Hüttl

EXAMINANDO MINHA HISTÓRIA

Bate papo com o casal Missionário na Amazônia da JMN - Junta de Missões Nacionais por ocasião da Campanha de 2022.

Deus é o Senhor da minha história... mas eu sou responsável por ela! 


4 – TEMPO DE ORAÇÃO (20 MIN.)

“Em ti, Senhor, me refugio; não permitas que eu seja envergonhado. Salva-me por causa da tua justiça; inclina o teu ouvido para me escutar e livra-me depressa. Que tu sejas para mim rocha de proteção, fortaleza onde estarei seguro” - salmos 31:1-2, NVT 


RELACIONAMENTO DISCIPULADOR

Durante a semana ore por 5 pessoas que você gostaria de evangelizar.


NOSSOS ENCONTROS

DOMINGOS
9h | Escola Bíblica Dominical

18h | Culto de Edificação / Culto Infantil

PEQUENOS GRUPOS
Deseja participar? Clique aqui

MINISTÉRIOS
Confira nossa programação em:

batistabetel.org/calendario

 Mídias Sociais:

             Site | www.batistabetel.org
Instagram | @igrejabatista.betel
Facebook | ibbgoiania
YouTube | BatistaBetelGoiania
 
Endereço:
Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera
Goiânia – GO – CEP 74730-080
E-mail: secretaria@batistabetel.org
Fone: (62) 3284-4748
 
Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera – Goiânia – GO – CEP 74730-080

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(62) 3284-4748

secretaria@batistabetel.org

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Código do aplicativo

BATISTABETEL
© IGREJA BATISTA BETEL ® 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.