Um Passo à frente

Roteiro PGM 02/22
Publicado em 19/10/2022

1 - INICIANDO O ENCONTRO (5 MIN.)

O PGM é uma oportunidade concedida pelo Senhor para o nosso desenvolvimento na fé. Vamos orar iniciando a nossa reunião, pedindo a Deus que abençoe esse momento de crescimento espiritual e edificação mútua.    


2 – TEMPO DE LOUVAR (5 MIN.)

Meu Jesus, Salvador, outro igual não há
Todos os dias quero louvar
As maravilhas de Teu amor
Consolo, abrigo, força e refúgio é o Senhor
Com todo o meu ser, com tudo o que sou
Sempre Te adorarei
Aclame ao Senhor toda a terra e cantemos
Poder, majestade e louvores ao Rei
Montanhas se prostrem e rujam os mares
Ao som de Teu nome
Alegre Te louvo por Teus grandes feitos
Firmado estarei, sempre Te amarei
Incomparáveis são Tuas promessas pra mim


3 – TEMPO COM A PALAVRA (25 MIN.)

EXAMINANDO AS ESCRITURAS

ATOS 6.1-7

O povo de Deus sempre foi perseguido. Se não aprendermos a lidar com adversidades com sabedoria e confiança no Senhor jamais vamos alcançar emoções estáveis.

Para Hernandes Dias Lopes, em Atos 6.1-7 A igreja estava enfrentando mais um desafio no seu avanço. Todo começo é assim, precisamos ser persistentes na obra do Senhor. A ameaça que a igreja enfrentava agora era sufocar a prioridade dos ministros da Palavra com as tarefas administrativas que a igreja vinha organizando no seu cotidiano, mas eles conseguira, - juntos -, transformar a crise em oportunidade.

Não foi diferente no Antigo Testamento. Moisés também encontrava-se sobrecarregado de tarefas com o povo no deserto e seu sogro, usado por Deus (Ex 18.23), lhe deu o seguinte conselho: “Não é bom o que você está fazendo. Com certeza todos ficarão cansados, tanto você como este povo que está com você. Isto é pesado demais para você; você não pode fazer isso sozinho” (Ex 18:17,18).

A igreja não é constituída de apenas dois braços e suas pernas (do pastor), mas é um corpo; o corpo de Cristo! E Deus chamou a todos para ministrarem na Sua obra.

A sobrecarga estava causando murmuração em Atos 6, porque é impossível que apenas poucas pessoas ministrem para todas, o certo é todo mundo contribuir, Deus nos chama para a Sua obra quando nos salva, cada um com seu talento e dom e chama a todos para a Sua Missão de alcançarmos o mundo.

A primeira necessidade foi a organização da administração das ofertas das igrejas, o trabalho logístico, e assim vimos o surgimento dos diáconos, ofício que foi formalizado em 1Tm 3 junto com os pastores. Estes são os oficiais da igreja, pois atendem à comunidade servindo na Palavra (pastores) e à organização (diáconos). Diante da crise que a igreja primitiva passou, eles aprenderam algumas lições muito importantes que serviriam para o resto do tempo da igreja na terra: primeiro, que o princípio do Antigo Testamento da divisão de tarefas no meio do povo de Deus continua valendo na Nova Aliança. Segundo, a comunidade sempre deve se UNIR diante das adversidades e buscar soluções com sabedoria e graça. Em Atos, a liderança fez uma proposta, a comunidade analisou e eles elegeram pessoas para assumir tarefas. E, por fim, o perfil das pessoas que trabalham no Reino deve ser igual a dos diáconos: pessoas de “boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria”, assim o serviço será feito por amor a Deus e de maneira sábia.

A ideia não é pensar: “a igreja tem diáconos, então tem alguém fazendo”. Não, a ideia é pensar: “a igreja tem diáconos isso quer dizer que mais gente faz e precisa fazer. Quais são a necessidades da minha igreja que eu posso servir a ajudar? Observe o que sua igreja está fazendo e junte-se a isso, e envolva-se no preparo para fazer.

Você precisa dar um passo à frente e fazer coisas para Cristo? Você está fazendo algo e precisa consolidar o que se comprometeu para Deus? Nunca faça as coisas em primeiro lugar para seu pastor, igreja ou sociedade, mas sim para o Senhor, fazendo assim todos ganham, como foi com Moisés, a igreja primitiva e nos dias de hoje. E no céu, ainda haverá galardão para todo serviço que fizemos aqui. Deus nos abençoe, amém!

Pr. Leandro Hüttl

EXAMINANDO MINHA HISTÓRIA

1. Considerando a Missão deixada por Cristo à igreja, você acha que uma ou poucas pessoas conseguem sozinhas alcançar o mundo ao redor de cada igreja local?

2 . Quais atividades você entende que Deus tem para você realizar hoje na sua comunidade de fé – a igreja local?

3. Como você pode influenciar outros irmãos a servirem também?

Deus é o Senhor da minha história... mas eu sou responsável por ela! 


4 – TEMPO DE ORAÇÃO (20 MIN.)

“Em ti, Senhor, me refugio; não permitas que eu seja envergonhado. Salva-me por causa da tua justiça; inclina o teu ouvido para me escutar e livra-me depressa. Que tu sejas para mim rocha de proteção, fortaleza onde estarei seguro” - salmos 31:1-2, NVT 


RELACIONAMENTO DISCIPULADOR

Durante a semana ore por 5 pessoas que você gostaria de evangelizar.


NOSSOS ENCONTROS

DOMINGOS
9h | Escola Bíblica Dominical

18h | Culto de Edificação / Culto Infantil

PEQUENOS GRUPOS
Deseja participar? Clique aqui

MINISTÉRIOS
Confira nossa programação em:

batistabetel.org/calendario

 Mídias Sociais:

             Site | www.batistabetel.org
Instagram | @igrejabatista.betel
Facebook | ibbgoiania
YouTube | BatistaBetelGoiania
 
Endereço:
Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera
Goiânia – GO – CEP 74730-080
E-mail: secretaria@batistabetel.org
Fone: (62) 3284-4748
 
Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera – Goiânia – GO – CEP 74730-080

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(62) 3284-4748

secretaria@batistabetel.org

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Código do aplicativo

BATISTABETEL
© IGREJA BATISTA BETEL ® 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.