Ganhando Força

Roteiro PGM 01/22
Publicado em 19/10/2022

1 - INICIANDO O ENCONTRO (5 MIN.)

O PGM é uma oportunidade concedida pelo Senhor para o nosso desenvolvimento na fé. Vamos orar iniciando a nossa reunião, pedindo a Deus que abençoe esse momento de crescimento espiritual e edificação mútua.    


2 – TEMPO DE LOUVAR (5 MIN.)

ABRA OS OLHOS DO MEU CORAÇÃO

Abra os olhos do meu coração
Abra os olhos do meu coração
Quero Te ver, quero Te ver, Senhor
Exaltado e bem alto, brilhando a luz da Tua glória
Derrame Teu amor e poder, pois Tu és Santo, Santo, Santo
Santo, Santo, Santo, Santo, Santo, Santo
Santo, Santo, Santo, quero Te ver
Quero Te ver, quero Te ver
Eu quero Te tocar, eu quero Te abraçar
Quero Te ver.

© 1997 Integrity’s Hosanna! Music (Admin. by Editora Adorando Ltda)


3 – TEMPO COM A PALAVRA (25 MIN.)

EXAMINANDO AS ESCRITURAS

Texto Bíblico: Isaías 37.1-20
    
Ezequias foi o mais notável rei de Judá. Sua história demonstra confiança em Deus e um desejo intenso por fidelidade à Sua Palavra. Ele guiou a nação a uma restauração espiritual e destruiu o culto pagão presente no meio do povo. Ezequias foi um homem nobre e piedoso, mas, ainda assim, era apenas um homem. Isso significava que estava sujeito a todas as fragilidades humanas.

Quando se viu cercado pelo rei adversário, Senaqueribe da Assíria, causando uma guerra psicológica e atacando cidades fortificadas de Judá, a fé de Ezequias vacilou. Toda crise quando se aproxima trata de nos desestabilizar e imediatamente nos levar a enxergar apenas a imediata situação natural, dirigindo nossa atenção apenas para a emoção e a razão, mostrando resultados negativos. A crise de Ezequias não cedeu tão fácil e ele cometeu erros, como negociar com o adversário sem consultar a Deus, atitude que o fez perder tempo, dinheiro e honra, pois foi enganado. 

Não podemos acusar Ezequias tão rápido. Ele estava diante de uma nação ameaçada a passar fome, que estava ouvindo afrontas e ameaças de adversários que já haviam destruído outras nações. Tais palavras falavam diretamente ao medo do coração humano. Além de dizer que o sei rei seria mais forte, os adversários falaram que Deus seria fraco, trabalhando palavras de dúvida quanto a tudo o que já tinham ouvido da Palavra do Senhor. A mesma estratégia foi usada pela serpente no jardim do Éden com Eva. O ser humano sempre vai perecer diante da dúvida, ela abate a nossa alma, pois fomos criados para sempre confiar no Senhor.

Num mundo decaído as pessoas procuram confiar em si mesmas ou em outras e estranham quando não fazemos assim. Diante de crises podemos vacilar ao invés de aperfeiçoar ainda mais a nossa fé, pelos meios de graça disponibilizados por Deus: a Palavra, a oração e a comunhão. Deus nos chama para andarmos por fé e não pelo o que vemos (2Co 5.7). O que não vemos é o que está escrito na Bíblia, e é por ali que Deus age. Se nos alinharmos a Ele seremos guiados de uma maneira diferente do que pensa nosso medo, desânimo e dúvida. Se confiarmos no que diz a Palavra nossa vida pode ser radicalmente mudada, ainda que enfrentemos grandes tribulações, pois o Senhor estará conosco.

Apesar de haver vacilado na fé, Ezequias havia estudado e entendido as leis do Senhor. Ele sabia que um coração quebrantado não seria desprezado por Deus. Sabia também que o ser humano não consegue por si mesmo ser sempre estável na fé, e que precisa se arrepender dos momentos de incredulidade e encontrar em Cristo a esperança de ganhar força novamente e prosseguir. 

Ezequias, depois de falhar, se voltou a Deus em oração e recebeu respostas: Deus o consolou com Sua Palavra ministrada pelo profeta Isaías e agiu nas circunstâncias mudando o rumo planejado de forma arrogante pelo rei da Assíria, que colheu a sua maldade, no templo de seu “deus” e foi assassinado pelos seus próprios filhos (Is 37.36-38). Sempre é melhor estar na presença do Senhor, arrepender-se e não seguir os caminhos maus. 

Pr. Leandro Hüttl

EXAMINANDO MINHA HISTÓRIA

1. O rei Ezequias amava a Deus e tinha fé em Sua Palavra, mas ao mesmo tempo se deparou com a sua própria humanidade. Você tem facilidade em perceber sua própria humanidade? E como se sente com isso? Qual deve ser a nossa postura quando percebemos que, infelizmente, vacilamos na fé e estamos longe do ideal de uma vida com Deus? 

2 . As atitudes no rei Ezequias em meio a uma forte crise foi desesperada. Isso pode acontecer com um cristão verdadeiro? Por que nos distanciamos das promessas da Palavra em meio às crises, se ficar na Palavra nos faz viver uma vida imensamente mais feliz e tranquila? 

3. Ezequias, apesar de desesperado, encontrou o caminho de volta na instrução da Palavra. Qual foi a reação de Deus? Como Deus age na sua vida quando você se volta para ele com arrependimento e fé?

Deus é o Senhor da minha história... mas eu sou responsável por ela! 


4 – TEMPO DE ORAÇÃO (20 MIN.)

“Em ti, Senhor, me refugio; não permitas que eu seja envergonhado. Salva-me por causa da tua justiça; inclina o teu ouvido para me escutar e livra-me depressa. Que tu sejas para mim rocha de proteção, fortaleza onde estarei seguro” - salmos 31:1-2, NVT 


RELACIONAMENTO DISCIPULADOR

Durante a semana ore por 5 pessoas que você gostaria de evangelizar.


NOSSOS ENCONTROS

DOMINGOS
9h | Escola Bíblica Dominical

18h | Culto de Edificação / Culto Infantil

PEQUENOS GRUPOS
Deseja participar? Clique aqui

MINISTÉRIOS
Confira nossa programação em:

batistabetel.org/calendario

 Mídias Sociais:

             Site | www.batistabetel.org
Instagram | @igrejabatista.betel
Facebook | ibbgoiania
YouTube | BatistaBetelGoiania
 
Endereço:
Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera
Goiânia – GO – CEP 74730-080
E-mail: secretaria@batistabetel.org
Fone: (62) 3284-4748
 
Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera – Goiânia – GO – CEP 74730-080

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(62) 3284-4748

secretaria@batistabetel.org

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Código do aplicativo

BATISTABETEL
© IGREJA BATISTA BETEL ® 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.