Como você lida com seus sofrimentos?

Roteiro PGM 08/22
Publicado em 19/10/2022

1 - INICIANDO O ENCONTRO (5 MIN.)

O PGM é uma oportunidade concedida pelo Senhor para o nosso desenvolvimento na fé. Vamos orar iniciando a nossa reunião, pedindo a Deus que abençoe esse momento de crescimento espiritual e edificação mútua.    


2 – TEMPO DE LOUVAR (5 MIN.)

DEUS É FIEL

Em meio aos muitos problemas
Em meio a lutas sem fim 
Por entre muitos dilemas
Que se apresentam a mim 

As vezes eu posso passar
Uma noite inteira a chorar 

Mas sei que meu Deus logo pela manhã
Fará novamente o sol brilhar 
E encherá de alegria os meus lábios
E o meu coração de louvor 

Assim vou descansar
Sim, eu vou confiar 

No Seu grande e imenso amor 
Deus é fiel, é fiel 
Acima de todas as coisas, eu sei 
Eu sei que meu Deus é fiel 


3 – TEMPO COM A PALAVRA (25 MIN.)

EXAMINANDO AS ESCRITURAS

‌​"Então o Senhor continuou: — Certamente vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus feitores. Conheço o sofrimento do meu povo" (Êxodo 3.7 NAA)

No original hebraico, a palavra "sofrimento" usada neste versículo quer dizer: "dor, sofrimento", "dor (física)" e "dor (mental)‌".

O ser humano não pode conhecer nossas dores (físicas ou mentais) com a profundidade que Deus pode. O Senhor Jesus não apenas as conhece como Deus onisciente, mas viveu e experimentou nossos sofrimentos como ser humano, após a Sua encarnação. ‌Isso quer dizer que Jesus encarnou também os sofrimentos aqui desta terra - Ele não pecou, mas experimentou o que é viver num mundo decaído, Ele conheceu na prática não somente as tentações do pecado, mas todo sofrimento que o mal trouxe ao mundo.

‌Jesus pode entrar nas peculiaridades da nossa dor. Ele sentiu o peso do pecado sobre Seus costas, para que um dia, além de estarmos libertos da culpa do pecado, também possamos estar livres da presença do pecado - e de todos os seus efeitos que causam o sofrimento nesta terra: "E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram" ‌​(Apocalipse 21.4). Isso significa que ainda não será neste mundo que deixaremos de sofrer, mas temos um amigo, Jesus, o qual podemos dizer: “está doendo” e desfrutar da Sua graça e cuidado, frutos do Seu amor, que já garantiu o fim de todas as dores. Esta é a nossa grande esperança, quando, todos aqueles que creram, desfrutarem da vida eterna com o Pai.

Por enquanto experimentamos as dores deste mundo - e Deus mesmo as permite, por razões que não entendemos, mas devemos confiar. Há dores que parecem que nunca vão embora (casa um com sua história), mas devemos saber que nada é acidental, aleatório, de mais ou de menos, não há dor supérflua, Ele sabe o que faz para nos fortalecer para este século, usando nossas experiências de vida. ‌E Ele mesmo, ao Seu tempo e modo, sabe quando e como vai nos livrar. Tenhamos Jesus como exemplo para enfrentar as dores, não houve dores como a dEle, e Ele não recuou. ‌Quando pensamos na cruz lembramos que Deus tem um propósito em cada aflição aparentemente sem propósito para este mundo. ‌‌

Por isso, precisamos ir além de estudar a Bíblia ou ouvir a pregação. É necessário meditar mais, nas mesmas verdades, de novo e de novo - sempre -, a fim de consolidar a nossa fé e nos fortalecer para vivermos através dela. ‌Precisamos de pensamentos mais íntimos com Deus e somente a meditação e intimidade com as Escrituras é que nos proporcionam isso, pela operação do Espírito Santo em nossa mente e coração. Cheios da Verdade divina precisamos então nos dedicar à oração, respondendo a Deus tudo aquilo que Ele fala conosco por meio da Palavra - como Jesus fazia. Só tem este caminho o que precisamos é abrir mão das coisas do mundo que nos distraem e praticar estas disciplinas espirituais - como fizeram TODOS os personagens da Bíblia que seguiram a Deus. Assim, poderemos experimentar o ponto mais alto da vida com Deus: praticar a Palavra, entregando a Ele todo nosso sofrimento, vivendo a confiança e descanso em Sua Providência e cuidado e descansando. Se não confiarmos absolutamente na Palavra de Deus, certamente vamos meditar em nossas próprias ideias e não nas dEle, precisamos gastar (investir) tempo meditando na Bíblia Sagrada.

Persistimos em assistir dois tempos de jogos de futebol, ver seriados e filmes na TV e internet, e podemos continuar a fazer estas coisas, mas depois que dermos prioridade a Deus, porque entretenimento pode nos distrair dos sofrimentos, mas somente Deus pode agir em nossa mente, coração e nas circunstâncias nos habilitando para enfrentarmos e vencermos! Deus nos abençoe!                          

Pr. Leandro Hüttl

EXAMINANDO MINHA HISTÓRIA

1 - Como esta mensagem tocou a sua história?
2 - Por que é difícil enfrentar os sofrimentos?
3 - Com base no estudo de hoje, há esperança para enfrentar as dores? 
4 - Quais mudanças você vai fazer para viver estas lições?

Deus é o Senhor da minha história... mas eu sou responsável por ela! 


4 – TEMPO DE ORAÇÃO (20 MIN.)

“Em ti, Senhor, me refugio; não permitas que eu seja envergonhado. Salva-me por causa da tua justiça; inclina o teu ouvido para me escutar e livra-me depressa. Que tu sejas para mim rocha de proteção, fortaleza onde estarei seguro” - salmos 31:1-2, NVT 


RELACIONAMENTO DISCIPULADOR

Durante a semana ore por 5 pessoas que você gostaria de evangelizar.


NOSSOS ENCONTROS

DOMINGOS
9h | Escola Bíblica Dominical

18h | Culto de Edificação / Culto Infantil

PEQUENOS GRUPOS
Deseja participar? Clique aqui

MINISTÉRIOS
Confira nossa programação em:

batistabetel.org/calendario

 Mídias Sociais:

             Site | www.batistabetel.org
Instagram | @igrejabatista.betel
Facebook | ibbgoiania
YouTube | BatistaBetelGoiania
 
Endereço:
Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera
Goiânia – GO – CEP 74730-080
E-mail: secretaria@batistabetel.org
Fone: (62) 3284-4748
 
Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera – Goiânia – GO – CEP 74730-080

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(62) 3284-4748

secretaria@batistabetel.org

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Código do aplicativo

BATISTABETEL
© IGREJA BATISTA BETEL ® 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.