Roteiro PGM 08/22
Publicado em 19/10/2022
O PGM é uma oportunidade concedida pelo Senhor para o nosso desenvolvimento na fé. Vamos orar iniciando a nossa reunião, pedindo a Deus que abençoe esse momento de crescimento espiritual e edificação mútua.
DEUS É FIEL
Em meio aos muitos problemas
Em meio a lutas sem fim
Por entre muitos dilemas
Que se apresentam a mim
As vezes eu posso passar
Uma noite inteira a chorar
Mas sei que meu Deus logo pela manhã
Fará novamente o sol brilhar
E encherá de alegria os meus lábios
E o meu coração de louvor
Assim vou descansar
Sim, eu vou confiar
No Seu grande e imenso amor
Deus é fiel, é fiel
Acima de todas as coisas, eu sei
Eu sei que meu Deus é fiel
EXAMINANDO AS ESCRITURAS
"Então o Senhor continuou: — Certamente vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus feitores. Conheço o sofrimento do meu povo" (Êxodo 3.7 NAA)
No original hebraico, a palavra "sofrimento" usada neste versículo quer dizer: "dor, sofrimento", "dor (física)" e "dor (mental)".
O ser humano não pode conhecer nossas dores (físicas ou mentais) com a profundidade que Deus pode. O Senhor Jesus não apenas as conhece como Deus onisciente, mas viveu e experimentou nossos sofrimentos como ser humano, após a Sua encarnação. Isso quer dizer que Jesus encarnou também os sofrimentos aqui desta terra - Ele não pecou, mas experimentou o que é viver num mundo decaído, Ele conheceu na prática não somente as tentações do pecado, mas todo sofrimento que o mal trouxe ao mundo.
Jesus pode entrar nas peculiaridades da nossa dor. Ele sentiu o peso do pecado sobre Seus costas, para que um dia, além de estarmos libertos da culpa do pecado, também possamos estar livres da presença do pecado - e de todos os seus efeitos que causam o sofrimento nesta terra: "E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram" (Apocalipse 21.4). Isso significa que ainda não será neste mundo que deixaremos de sofrer, mas temos um amigo, Jesus, o qual podemos dizer: “está doendo” e desfrutar da Sua graça e cuidado, frutos do Seu amor, que já garantiu o fim de todas as dores. Esta é a nossa grande esperança, quando, todos aqueles que creram, desfrutarem da vida eterna com o Pai.
Por enquanto experimentamos as dores deste mundo - e Deus mesmo as permite, por razões que não entendemos, mas devemos confiar. Há dores que parecem que nunca vão embora (casa um com sua história), mas devemos saber que nada é acidental, aleatório, de mais ou de menos, não há dor supérflua, Ele sabe o que faz para nos fortalecer para este século, usando nossas experiências de vida. E Ele mesmo, ao Seu tempo e modo, sabe quando e como vai nos livrar. Tenhamos Jesus como exemplo para enfrentar as dores, não houve dores como a dEle, e Ele não recuou. Quando pensamos na cruz lembramos que Deus tem um propósito em cada aflição aparentemente sem propósito para este mundo.
Por isso, precisamos ir além de estudar a Bíblia ou ouvir a pregação. É necessário meditar mais, nas mesmas verdades, de novo e de novo - sempre -, a fim de consolidar a nossa fé e nos fortalecer para vivermos através dela. Precisamos de pensamentos mais íntimos com Deus e somente a meditação e intimidade com as Escrituras é que nos proporcionam isso, pela operação do Espírito Santo em nossa mente e coração. Cheios da Verdade divina precisamos então nos dedicar à oração, respondendo a Deus tudo aquilo que Ele fala conosco por meio da Palavra - como Jesus fazia. Só tem este caminho o que precisamos é abrir mão das coisas do mundo que nos distraem e praticar estas disciplinas espirituais - como fizeram TODOS os personagens da Bíblia que seguiram a Deus. Assim, poderemos experimentar o ponto mais alto da vida com Deus: praticar a Palavra, entregando a Ele todo nosso sofrimento, vivendo a confiança e descanso em Sua Providência e cuidado e descansando. Se não confiarmos absolutamente na Palavra de Deus, certamente vamos meditar em nossas próprias ideias e não nas dEle, precisamos gastar (investir) tempo meditando na Bíblia Sagrada.
Persistimos em assistir dois tempos de jogos de futebol, ver seriados e filmes na TV e internet, e podemos continuar a fazer estas coisas, mas depois que dermos prioridade a Deus, porque entretenimento pode nos distrair dos sofrimentos, mas somente Deus pode agir em nossa mente, coração e nas circunstâncias nos habilitando para enfrentarmos e vencermos! Deus nos abençoe!
Pr. Leandro Hüttl
EXAMINANDO MINHA HISTÓRIA
1 - Como esta mensagem tocou a sua história?
2 - Por que é difícil enfrentar os sofrimentos?
3 - Com base no estudo de hoje, há esperança para enfrentar as dores?
4 - Quais mudanças você vai fazer para viver estas lições?
Deus é o Senhor da minha história... mas eu sou responsável por ela!
“Em ti, Senhor, me refugio; não permitas que eu seja envergonhado. Salva-me por causa da tua justiça; inclina o teu ouvido para me escutar e livra-me depressa. Que tu sejas para mim rocha de proteção, fortaleza onde estarei seguro” - salmos 31:1-2, NVT
RELACIONAMENTO DISCIPULADOR
Durante a semana ore por 5 pessoas que você gostaria de evangelizar.
NOSSOS ENCONTROS
DOMINGOS
9h | Escola Bíblica Dominical
18h | Culto de Edificação / Culto Infantil
PEQUENOS GRUPOS
Deseja participar? Clique aqui
MINISTÉRIOS
Confira nossa programação em:
batistabetel.org/calendario
Mídias Sociais: