Ser e fazer discípulos

Roteiro PGM 07/22
Publicado em 29/09/2022

1 - INICIANDO O ENCONTRO (5 MIN.)

O PGM é uma oportunidade concedida pelo Senhor para o nosso desenvolvimento na fé. Vamos orar iniciando a nossa reunião, pedindo a Deus que abençoe esse momento de crescimento espiritual e edificação mútua.    


2 – TEMPO DE LOUVAR (5 MIN.)

ADORAMOS O CORDEIRO

Adoramos o Cordeiro
Adoramos o Rei dos reis 
Adoramos o Cordeiro
Adoramos o Rei
Com nossas mãos levantadas rende­mos louvor
Com nossas mãos levantadas nos regozijamos
Com nossas mãos levantadas ao céu
Nós dizemos ao mundo que ama­mos o nosso Rei
Ôu,ôu,ôu nós amamos o nosso Rei


3 – TEMPO COM A PALAVRA (25 MIN.)

EXAMINANDO AS ESCRITURAS

"Clamo a Deus; sim, grito bem alto. Quem dera Deus me ouvisse! Quando eu estava angustiado, busquei o Senhor. Orei a noite toda, de mãos estendidas para o céu, mas minha alma recusou ser consolada. Lembro-me de Deus e começo a gemer; desfaleço, ansioso por sua ajuda" (Salmos 77:1-3, NVT)

O salmista está experimentando sentimentos de angústia iguais aos nossos. E o notável desta passagem é o movimento que percebemos da alma dele: pela fé volta-se ao Senhor, colocando a atenção naquilo que Deus já fez, conforme narrado na Bíblia, encontra forças nestas verdades (nutre a fé), e entende que pode aplicá-la em sua vida, confiando na condução de Deus para a situação.

Experiências com Deus são importantes para nós e isso primeiramente aplica-se à salvação que temos da condenação eterna, pela graça, por meio da fé em Jesus (Ef 2.8), e a segurança de que, se Deus tinha um plano para este problema de consequências eternas, Ele pode também nos conduzir, ensinar e moldar, através dos problemas temporais, das dores e angústias desta vida. De fato a Bíblia nos encoraja a apresentar nossas demandas da caminhada: "Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez" (Fp 4:6, NVT). Como é bom conhecer a Deus pela fé, através da Palavra e da oração, a fim de poder nos acalmar na hora da angústia e receber paz em nossa mente. Deus é completo. 

Dito isso, entretanto, cabe lembrarmos que só podemos ter este descanso sobre nosso destino eterno e a presença e condução de Deus nas tribulações, como a luta contra o pecado, as tentações de Satanás e os problemas deste mundo (emocionais, físicos, financeiros, relacionais e etc), porque um dia conhecemos o Senhor Jesus. Um dia o Espírito Santo se moveu sobre nós e trouxe luz ao nosso caos, quando alguém nos pregou a Palavra da Verdade, em obediência à grande Comissão e nos fez filhos de Deus e discípulos de Jesus, o que nos trouxe todos estes benefícios. 

Agora, precisamos avançar em no discipulado, fazendo chegar à outras pessoas a mesma mensagem de salvação e cuidado, que garante o livramento do inferno, o crescimento espiritual na santidade que agrada a Deus e a condução dEle em todos os nossos desafios.

​"Depois, chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quer ser meu seguidor, negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me" (Mc 8:34, NVT).

Voltando-se para a multidão e os seus discípulos, Jesus  diz: "Se alguém quer ser meu seguidor". Jesus não implora, mas desperta a responsabilidade humana. Capacitados e convencidos pela soberania do Espírito Santo muitos responderam à época e até hoje à mensagem de salvação e ao discipulado, e assim nós também devemos ter esta experiência com Deus, pela graça, sendo e fazendo discípulos, a fim de viver a jornada cristã completa: não apenas recebendo salvação e cuidado, mas também servindo ao corpo (a igreja) e na obra de salvação do mundo. É apresentado o caminho para isso: "Negue a si mesmo", ou seja, o cristão abre mão de toda confiança em si próprio para a salvação, santificação e condução da vida, o que inclui a nossa agenda. Não podemos admirar todo o cristianismo e viver uma parte, nós o abraçamos por inteiro, por amor a Jesus, assim, a vontade e a Missão de Deus devem estar em nossas prioridades como salvos em Cristo e servos dos Seus interesses. Precisamos, além da comunhão cristã, frutificar, alcançando novas pessoas - o que é difícil para a carne, mas não há impossíveis para Deus. Este é um processo orgânico que devemos nos dedicar com humildade para agradar ao Pai que planejou a salvação, da qual já fazemos parte. Deus nos ajude! 

EXAMINANDO A MINHA HISTÓRIA

1 - Na leitura do texto como Deus falou com você?
2 - Por que é difícil dedicar tempo à Missão de Deus?
3 - O que posso fazer para mudar isso?
4 - Por que é difícil evangelizar?


4 – TEMPO DE ORAÇÃO (20 MIN.)

“Em ti, Senhor, me refugio; não permitas que eu seja envergonhado. Salva-me por causa da tua justiça; inclina o teu ouvido para me escutar e livra-me depressa. Que tu sejas para mim rocha de proteção, fortaleza onde estarei seguro” - salmos 31:1-2, NVT 


RELACIONAMENTO DISCIPULADOR

Durante a semana ore por 5 pessoas que você gostaria de evangelizar.


NOSSOS ENCONTROS

DOMINGOS
9h | Escola Bíblica Dominical

18h | Culto de Edificação / Culto Infantil

PEQUENOS GRUPOS
Deseja participar? Clique aqui

MINISTÉRIOS
Confira nossa programação em:

batistabetel.org/calendario

 Mídias Sociais:

             Site | www.batistabetel.org
Instagram | @igrejabatista.betel
Facebook | ibbgoiania
YouTube | BatistaBetelGoiania
 
Endereço:
Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera
Goiânia – GO – CEP 74730-080
E-mail: secretaria@batistabetel.org
Fone: (62) 3284-4748
 
Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera – Goiânia – GO – CEP 74730-080

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(62) 3284-4748

secretaria@batistabetel.org

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Código do aplicativo

BATISTABETEL
© IGREJA BATISTA BETEL ® 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.