Não tenhamos medo do Metaverso, apenas vigiemos nossa teologia

Artigo
Publicado em 15/04/2022

"Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns. Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima" (Hebreus 10:25).

A tecnologia é boa e dela podemos fazer uso, mas com sabedoria e visão bíblica da vida, pois ela não pode ser excludente do Culto, que, segundo a Bíblia, pressupõe congregar. Assim como a tecnologia não pode ser usada para excluir nossa família, por exemplo. Da mesma forma como não é possível ter uma família online ou no metaverso, não é possível cultuar como igreja online ou no metaverso.

Assim como todas as coisas desta vida, o diabo, o mundo e o nosso próprio coração, poderão desvirtuar algo bom, como a tecnologia, para querer enganar e nos afastar de Deus. Louvado seja o Senhor pela Verdade revelada na Bíblia, ela é o caminho; por isso não podemos aplicar tendências modernas ou tecnológicas à doutrina/teologia da igreja, embora possamos fazer uso delas na organização e comunicação da igreja.

Desde que a tecnologia não mude nossa teologia, seja bem vinda, e que continue o progresso, mas não para a construção ou mudança da doutrina. Como lemos em Atos, devemos perseverar na doutrina dos apóstolos, como a igreja de Atos 2.42-47.

Não podemos deixar o avanço tecnológico influenciar nossa doutrina, mas não por medo ou por sermos retrógrados, isso não tem nada a ver. A questão é que o "avanço" humano é retrógrado diante do pensamento de Deus, que é muito mais alto do que o nosso. O pensamento humano é muito atrasado diante da perfeição de Deus. Se Ele estabelece que o culto é na comunhão, é porque isso, de fato, é o melhor. Por isso, podemos avançar no uso da tecnologia, mas não a deixando afetar a doutrina, pois esta está muito à frente - infinitamente - da reflexão humana. 

""Porque os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, e os caminhos de vocês não são os meus caminhos", diz o Senhor. "Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos são mais altos do que os pensamentos de vocês." (Isaías 55:8,9)

Não existe culto da igreja online, no metaverso ou em casa. Nem batismo e nem Ceia. Podemos até fazer grupos de oração, estudos bíblicos e reuniões no metaverso, mas, segundo o pensamento de Deus, família, culto e comunhão é somente presencial - este é o pensamento mais avançado, o resto é retrógrado.

Não podemos usar a "evolução" do pensamento humano para fazer doutrina e teologia, pois ele é muito atrasado diante do pesamento de Deus, que não precisa evoluir, porque já é perfeito. O problema não é o avanço da tecnologia, mas um eventual retrocesso na teologia.

Quer algo bem moderno, contemporâneo, atual, ou até futurista? Vá ao culto na sua igreja, presencialmente, no domingo que vem, siga o pensamento de Deus na Bíblia.

Pense nisso,

Pr Leandro Hüttl

PS: o vídeo abaixo apresenta mais uma contribuição à reflexão do tema. Estejamos preparados e tranquilos para quando o metaverso, ou qualquer outra tecnologia chegar, não deixando para pensar no assunto em cima da hora e com ansiedade. Paz!

 

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera – Goiânia – GO – CEP 74730-080

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(62) 3284-4748

secretaria@batistabetel.org

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Código do aplicativo

BATISTABETEL
Prover ® 2022. Todos os direitos reservados.