Perguntas tolas

Aos Pés de Jesus | Devocional Diário
Publicado em 23/06/2020

"De noite indago o meu íntimo, e o meu espírito pergunta: “Será que o Senhor nos rejeitará para sempre? Acaso, não voltará a ser propício? Cessou perpetuamente a sua graça? Caducou a sua promessa para todas as gerações? Será que Deus se esqueceu de ser bondoso? Ou será que encerrou as suas misericórdias na sua ira? Então eu disse: Esta é a minha aflição: o poder do Altíssimo não é mais o mesmo" (Salmos 77:6-10).

Como é importante nos guiarmos pela Palavra de Deus e não pelas emoções, porque estas mentem, e a Palavra é a Verdade - independente das circunstâncias internas ou externas que estejamos experimentando.

O salmista guardava uma aflição dentro de si e fez uma série de perguntas que, à luz da revelação bíblica sobre Deus, era tolice pensar daquele jeito, mas ele estava se deixando guiar pelos sentimentos, de tão perturbado que estava (v.4). Sim, Deus nos disciplina, porém jamais abandona eternamente um/a filho/a que chamou para Si. Contudo, dependendo das condições de "temperatura e pressão" que estejamos atravessando, podemos até duvidar dos atributos divinos, como bondade e misericórdia, como Asafe escreve no texto acima. E até imaginar que Ele será mais justiça do que amor em nossa experiência com Ele. Mas tudo são sentimentos e não a Verdade.

Esses pensamentos e sentimentos virão de quando em quanto em nosso interior, e a maneira de lidar com eles, é usar o mesmo recurso do salmista: 1) Sinceridade. Desabafar o que estamos sentindo sobre Deus, o que nossa alma está acreditando errado. 2) Verdade. Lembrar dos grandes feitos do Senhor, tanto em Sua Palavra como em nossa experiência com Ele. Meditar na Bíblia e ser grato em oração nos tempos bons, certamente nos prepara para enfrentar os maus quando chegarem e nos levarem a fazer perguntas sem sentido, que nada dizem sobre a Verdade de quem Deus é.

Não coloque os sentimentos no centro das suas atenções, certamente você deve cuidar deles, porém jamais deixa-los cuidar de você e dirigi-lo/a; apenas a Verdade de Deus nos conduz no caminho sábio e seguro que precisamos: a fé. 

Pense nisso,

Pr. Leandro Hüttl

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera – Goiânia – GO – CEP 74730-080

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(62) 3284-4748

contato@batistabetel.org

Siga-nos

Prover ® 2020. Todos os direitos reservados.