Andar na Palavra e no Espírito

Publicado em 22/05/2020

"Porque Esdras pôs no coração o propósito de buscar a Lei do Senhor, cumpri-la e ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos" (Esdras 7:10).

O motivo de Deus ter enviado Seu povo ao cativeiro na Babilônia e os tirado de lá foi um só: levá-los a conhecer e obedecer a Sua Palavra. E como Ele prossegue com este alvo agora? Enviando Esdras para ensiná-los a Escritura, até o ponto em que eles a tinham revelada naquele tempo. Perceba que Esdras tinha este propósito no coração: primeiro, de buscar a Lei do Senhor e então cumpri-la. Somente depois é que ele iria ensinar em Israel a Palavra de Deus. Porque não basta conhecer e/ou falar para as pessoas sobre a Bíblia, é preciso vivê-la.

Nós, hoje, estamos debaixo de uma outra aliança, nova e agora eterna, mas, precisamente com o mesmo propósito: levar o povo de Deus a conhecer e viver a Sua Palavra. Deus não muda! E temos muito mais dEle para alcançar este objetivo do que tinha Israel! Temos a revelação completa e final na Bíblia Sagrada, e a presença viva e ativa do Espírito Santo em nosso interior, que foi enviado com o seguinte e específico propósito: "Porém, quando vier o Espírito da verdade, ele os guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouvir e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer. Ele me glorificará, porque vai receber do que é meu e anunciará isso a vocês" (João 16:13,14).

O ministério do Espírito é nos guiar em toda a Verdade, que é a pura Palavra de Deus. Ele também nos disse o que iria acontecer, revelando mais da Palavra, inspirando os autores do Novo Testamento. O que Jesus disse, portanto, se cumpriu. Ele opera nos corações a obra de regeneração, aplicando no pecador a redenção que há em Jesus, quando a Palavra lhe é pregada.

Portanto, a ação do Espírito está sempre ligada à proclamação da Palavra, à regeneração do pecador e a guiar o salvo na Verdade. Uma obra que é executada de maneira conjunta com a Palavra de Deus. É por causa dEle que você e eu lemos a Bíblia e cremos, ouvimos e entendemos e somos convertidos e edificados. É isso que Deus espera para o Seu povo.

Assim, não tenhamos a expectativa de uma operação do Espírito separada da Palavra de Deus. Guie-se somente por aquilo que é seguro, verdadeiro e suficiente para o nosso relacionamento com Deus, alimento e visão para a nossa fé: a Palavra operada pelo poder do Espirito Santo.

Jesus veio com uma missão: morrer na cruz por nós. O Espirito Santo veio também com uma missão: nos fazer andar na Palavra. Andar naquilo que diz a Bíblia Sagrada é algo sobrenatural - e é o que agrada a Deus.

Pense nisso,

Pr. Leandro Hüttl

Endereço

Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera – Goiânia – GO – CEP 74730-080

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(62) 3284-4748

secretaria@batistabetel.org

Siga-nos

Prover ® 2020. Todos os direitos reservados.