Nossa história

Quem somos como Batistas

Somos um povo que vem de longe, com muitos nomes, de muitas perseguições, de muitas lutas, mas construindo uma bela história de fé, de doutrina e de princípios.

Somos o povo da Bíblia, a Palavra Infalível e Eterna de Deus. Cremos em Deus Pai, Santo, Justo, Criador, e Sustentador de todas as coisas. Cremos no Deus Filho Jesus Cristo, Salvador e Senhor de nossas vidas e almas e no Deus Espirito Santo, o Consolador que nos guia em tudo quanto Jesus ensinou.

Com o nome de Batista existimos desde 1612, quando Thomas Helwys de volta da Holanda, onde se refugiara da perseguição do Rei James I da Inglaterra, organizou com os que voltaram com ele, uma igreja em Spitalfields arredores de Londres. Thomas Helwys, que era advogado e estudioso da Bíblia, ao escrever um livro intitulado "Uma Breve Declaração Sobre o Mistério da Iniquidade", foi preso e morreu na prisão, em 1615. No referido livro, ele escreveu aquilo que é um dos mais caros princípios batistas, o principio da liberdade religiosa e de consciência: "... a religião do homem está entre Deus e ele: o rei não tem que responder por ela e nem pode o rei ser juiz entre Deus e o homem".

Nossas igrejas adotam a forma de governo Congregacional Democrático. São Igrejas autônomas e locais. Relacionam-se umas com as outras pela mesma fé e ordem, de forma cooperativa e por laços fraternais. Crêem na conversão pessoal de cada crente a Jesus Cristo, no exercício de sua responsabilidade individual e que é aceito pela Igreja por batismo por imersão e mediante confissão da sua fé em Jesus Cristo como Salvador pessoal. Portanto. Não aceitam e nem praticam o batismo infantil. Realizam seus objetivos comuns pela cooperação voluntária, na forma de associação de Igrejas ou de convenções, como é o caso da Convenção Batista Brasileira e Convenção Batista Goiana.

Na perspectiva da História e das tradições, os batistas se caracterizam pelos seguintes princípios:

  • Liberdade religiosa
  • Governo democrático
  • Estrutura congregacional
  • Ação cooperativa
  • Visão missionária
  • Fidelidade bíblica
  • Padrão doutrinário
  • Responsabilidade social

No Brasil

Em 1882, quando foi organizada a Primeira Igreja Batista, voltada para a evangelização do Brasil, já existiam duas outras Igrejas Batistas, organizadas por imigrantes norte-americanos, residentes na região de Santa Bárbara do D'Oeste e Americana, em São Paulo.

Os casais de missionários Batistas norte-americanos, recém-chegados ao Brasil, Willian Buck Bagby e Anne Luther Bagby, os pioneiros, e Zacharias Clay Taylor, Kate Stevens Crawford Taylor, auxiliados pelo ex-padre Antônio Texeira de Albuquerque, batizado em Santa Bárbara D'Oeste, decidiram iniciar a sua missão na cidade de Salvador, Bahia, com 250.000 habitantes. Ali chegaram no dia 31 de agosto de 1882 e no dia 15 de outubro, organizaram a PIB do Brasil com 5 membros: os dois casais de missionárias e o ex-padre Antônio Teixeira. Nos primeiros vinte e cinco (25) anos de trabalho, Bagby e Taylor, auxiliados por outros missionários, e por um número crescente de brasileiros, evangelistas e pastores, já tinham organizado 83 Igrejas, com aproximadamente 4.200 membros.

A criação da CBB - Convenção Batista Brasileira aconteceu em 22 de junho de 1907, sendo as áreas de Missões, Educação Religiosa e Publicações, Educação Teológica e Educação, as que receberam maior atenção na ocasião.

Missões locais, nacionais e mundiais empolgaram o coração do povo Batista brasileiro e a obra se expandiu por todo o território pátrio e se espalhou pelo mundo, como se pode ver hoje.

A Igreja Batista Betel em Goiânia

Nossa igreja tem em suas origens o trabalho de evangelização do Conjunto Riviera, parte do Jardim Novo Mundo, Jardim Califórnia, Conjunto Sonho Verde e Aruanã I, II e III. O início da igreja foi marcado pela “união” de duas frentes missionárias existentes no Conjunto Aruanã I e Conjunto Riviera.

TRABALHO DO CONJUNTO ARUANÃ I - Um grupo de irmãos membros de diversas igrejas batistas, dentre eles: Nilson, Jurema, Doralice, Ricardo, Donizete, Marisa, Márcia e Magno, mudaram-se para o Conjunto Aruanã I, quando este passou a ser habitado a partir de 1980. Estes irmãos sentiram a necessidade de começar um trabalho batista. A primeira programação foi uma EBD que funcionou na garagem do irmão Mágno. Logo após com o crescimento do trabalho, as reuniões transferiram-se para as dependências da Escola Vilmar Guimarães, onde a irmã Doralice Luiz Teixeira era a diretora. Nesta época, a Congregação já contava com uma frequência de 60 pessoas. Na mesma escola trabalhava o Sr. Teófilo, que logo converteu-se num culto evangelístico dirigido por um grupo de americanos. No mesmo ano foi organizado os “Embaixadores do Rei”, na casa do Pr. Lourival sob a coordenação do Pr. Adelino. Aqui estão os nomes dos pioneiros deste trabalho: Pr. Adelino, Maria Teresinha, Alexandre, Marinésia, Donizete, Marisa Paz, Doralice, Nilva, Gervaz, Nilza, Ozanavete, Paulo, Ivanir, Pedro, Ivonete, Teófilo, Genuína, Nilson, Julieta, Jurema, Lourival, Vilmaci, Magno, Márcia, Maria Rodrigues.

TRABALHO DO CONJUNTO RIVIERA - Este trabalho teve início em meados de 1982, na residência do então Evangelista Isaías Guilherme dos Reis. Como local para os cultos era usado um cômodo no Jardim Califórnia, que logo ficou pequeno, então transferiram-se para uma casa alugada no Conjunto Riviera. Depois de algum tempo com a necessidade de mais espaço, mudaram para o Colégio Chico Mendes e já contavam com a participação de 50 pessoas nos cultos. Estes foram os pioneiros deste trabalho: Evangelista Izaías, Urbana, Lígia, Dalva, Dinalva, Laércio Moura, Cleuza Naves, Eunice Reis, Auremi, Réia, Rosângela, Abadia, Rita, Licivone, Aparecida da Silva, Lindomar Pereira, Regina, Eudo Bento, Vicentina, Antonio Bento, Auseni, Maria Helena e Edvânia. A irmã Dalva foi a primeira Educadora a se formar através do ministério desta igreja, e também a primeira educadora a trabalhar nela.

A UNIÃO - Os irmãos do Conjunto Aruanã I tomaram a iniciativa de procurar os irmãos do Conjunto Riviera para unirem-se e formar apenas um grupo com o objetivo de fortalecer ainda mais o trabalho, que já estava bem sólido. Assim a Igreja foi organizada no dia 02 de julho de 1983, com um total de 43 membros, e tendo como pastor o Pr. Adelino Patrocínio da Costa. O concílio examinador contou com 6 pastores, o orador da noite foi o Pr. Ernest Wilson.

Na primeira sessão foi escolhido o nome da Igreja, vários nomes foram sugeridos, mas prevaleceu o nome “Betel” que significa “casa de Deus ou lugar de oração”, sugerido pelo então evangelista Isaías Guilherme dos Reis. O primeiro batismo da Igreja aconteceu no dia 17 de junho de 1984 e foi realizado no templo da Igreja Batista de Vila Nova. Neste dia foram batizados os seguintes irmãos: Laíz de Castro Silva, Elvis Pires da Silva, Jorge Luiz Araújo dos Santos, Euler Pires da Silva, Telma de Castro Silva e Gercilene Lourenço da Cruz.

HISTÓRIA MISSIONÁRIA

Ao longo dos anos, Deus tem permitido grandes vitórias, mesmo entre muitas lutas. Podemos citar algumas conquistas realizadas através do ministério desta Igreja:

- Organização das igrejas filhas: A Primeira Igreja Batista em Água Branca, no dia 23 de junho de 1993, com 50 membros.

- Igreja Batista em Vila Galvão, organizada em 15 de outubro de 2005, com 75 membros.

- Missão Batista Jardim Goiás, organizada em 27 de fevereiro de 1999. Dirigida desde a sua organização pelo Pr. Adeil Antonio da Silva, e tem o grande desafio de alcançar um setor de classe média-alta.

- Missão Batista Shalom, Implantada no dia 01 de julho de 1997 e adotada por nossa igreja a partir do dia 12 de agosto de 2000. O fundador deste trabalho foi o Pr. Sebastião Sousa Santos Júnior, hoje o Seminarista Marcos Roberto da Silva conduz essa Congregação e conta com 33 membros e 1 congregado.

- Missão Batista Betel, Implantada no dia 3 de março de 1996 e adotada por nossa igreja no dia 12 de agosto de 2000. Hoje a Missão é dirigida pelo Pr. João Inácio da Silva e conta com 23 membros .

- A igreja já sustentou vários seminaristas, muitos hoje atuam como pastores e educadoras em outras igrejas a serviço do nosso Rei Jesus.

- Temos participado diretamente da obra missionária através das agências missionárias batistas: Missões Estaduais (CBG), Missões Nacionais e Missões Mundiais.

- A Igreja Batista Betel atua na área de evangelismo, discipulado, missões, ação social, ministério com Jovens, crianças e casais.

Durante estes anos a Igreja teve os seguintes pastores:

- Pr. Adelino Patrocínio da Costa - de 02/07/1983 a 31/12/1986

- Pr. Marcos Machado - de 19/12/1987 a 29/02/2004

- Pr. Sebastião Sousa Santos Júnior - (Como Pastor Interino em 01/03/2004, eleito Pastor efetivo no dia 11/12/2004 a 31/08/2009)

- Pr. Wuezel Nascimento de Oliveira - 15/01/2011 a /2018

- Pr. Leandro Hüttl Dias, pastor atual, empossado em 07/04/2019, também é professor de Teologia no STBG - Seminário Teológico Batista Goiano, da Convenção Batista Brasileira.

Nosso alvo hoje é nos tornarmos uma igreja missional!

 

Igreja Filiada à Convenção Batista Brasileira e Convenção Batista Goiana
convencaobatista.com.br
convencaobatistagoiana.com.br

Endereço

Rua Planalto esquina com Rua 13, Qd. 23A, Lts. 4 e 5 – Conjunto Riviera – Goiânia – GO – CEP 74730-080

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(62) 3284-4748

secretaria@batistabetel.org

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Prover ® 2021. Todos os direitos reservados.