Artigo – Devocional: O meu relacionamento com Deus

Jesus respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”. Este é o grande e primeiro mandamento.

Mateus 22:37,38, NAA

I. ENCONTRANDO “O PROPÓSITO”

Chega uma hora na vida cristã que precisamos amadurecer. Independente das “coisas da vida” estarem indo bem ou mal, estando do jeito que queríamos ou não, aconteça o que acontecer, estando eu gordo ou magro, fraco ou forte, bonito e não tão bonito, com dinheiro ou sem dinheiro, frustrado ou realizado – o que interessa é o meu relacionamento com Deus.

Quando entendemos isso, chegamos naquele momento em que descobrimos qual é realmente o propósito da vida. Isso impacta as pessoas – mais do que elas verem que está “tudo bem” na nossa vida. As pessoas vão perceber nossa confiança e vida focada, independente das circunstâncias.

Existe uma coisa que está acima de tudo e que nos concede propósito e significado mesmo quando as coisas não vão bem. Deus criou você para este propósito único: o relacionamento com Ele, e, sem isso, a vida não tem sentido. Ao entendermos a perspectiva deste relacionamento, por meio da nossa hora devocional, isso muda radicalmente nossa vida.

II. O PRIMEIRO COMPONENTE DO DISCIPULADO É O NOSSO RELACIONAMENTO DEVOCIONAL           

No contexto da passagem bíblica citada acima, Jesus é indagado sobre qual mandamento de Deus era o mais importante. Mas, surpreendendo a todos, Jesus não falou sobre regras religiosas, mas Ele nos deu um vislumbre do coração do nosso Pai ao revelar o propósito eterno de Deus: ter um relacionamento de amor com cada um de nós. Aliás, foi por este motivo que Jesus morreu e não simplesmente para nos livrar das “chamas do inferno”.

Todas as religiões do mundo baseiam-se num conjunto de normas, com exceção do cristianismo. Essa verdade é indescritível e maravilhosa – extraordinária. Não temos que fazer algo para sermos aceitos por Deus; Ele nos aceitou e fez algo por nós. Precisamos agora passar tempo com Deus e desenvolver um relacionamento de amor com Ele.

Mas, tudo na vida requer prática, por parte do ser humano, a fim de este desenvolva suas habilidades. Habilitados pelo sangue da graça, da Nova Aliança, pelos méritos de Cristo, temos acesso ao Pai celestial, entretanto, é preciso agora desenvolver esse relacionamento segundo o caminho definido por Ele – e não por nós. Não somos nós que imaginamos como se deve relacionar com Deus, e, então fazermos como bem acharmos melhor. Deus, na Sua infinita sabedoria e bondade, estabeleceu o meio: Pelo Seu Espírito, pela graça, por meio da fé, por Sua Palavra.

Isso significa que só há um caminho que nos levar a viver o propósito maior de vida: praticar, praticar e praticar a vida devocional diária com a Palavra de Deus, abençoados por Sua Majestade, o Senhor, que nos quer cada vez mais próximos dEle, e não apenas conhecendo os assuntos ligados à fé. Deus também não quer somente que façamos algo pelo Reino, Ele deseja que tenhamos relacionamento com o Rei – Ele. E devocional é relacionamento. É bom estudar, aprender, é ótimo fazer… mas isso tudo não é relacionar, se não tiver o ponto de partida correto: a adoração pessoal. Adoração é relacionamento.

O primeiro e mais importante elemento do discipulado é desenvolver um relacionamento de amor com Deus.

III. COMO FAZER

No estudo que estamos usando como base para esta lição, o autor, Lonnie Berger, sugere um “Bê-a-bá” da Hora Devocional. Escolha uma passagem da bíblia (um capítulo, por exemplo) e leia na sua hora devocional. Depois, siga os seguintes passos:

A. Faça perguntas e registre suas ideias e meditações:

O texto contém:

  • Uma ordem a ser obedecida?
  • Uma promessa da qual você pode se apropriar?
  • Um pecado a ser evitado?
  • Uma aplicação a ser feita?
  • Algo novo sobre Deus?

Toda vez que sublinhar alguma coisa na Bíblia, faça essas perguntas a você mesmo para estimular seus pensamentos.

B. Depois de meditar, escolha o versículo básico e anote-o. Registre seus principais pensamentos sobre esse versículo.

C. Comunique-se com o Senhor em oração toda vez que quiser. Ele está imprimindo em você Suas verdades.

Veja abaixo um modelo de registro que você pode usar sua hora devocional (em branco e preenchido como exemplo):

>>Baixe arquivo PDF contendo cartões de devocional em branco para você imprimir e usar, clique aqui: devocional_cartão-em-branco <<

IV. ORIENTAÇÕES PARA A HORA DEVOCIONAL

  1. Escolha um horário e local para ter sua hora devocional diariamente. A maioria das pessoas prefere o período da manhã. Dependendo da sua agenda, talvez seja melhor ter esses momentos antes de dormir. Escolha um lugar livre de interrupções e distrações;
  2. Use as fichas (modelos em anexo) para criar um Diário da Hora Devocional, registrando seus pensamentos. Ao anotar seus pensamentos, você se obrigará a pensar – o que faz com que a Palavra se enraíze mais profundamente em você. Esse processo transformará a sua vida. O inimigo quer impedir com todas as forças que isso aconteça. O diabo não se importa tanto em termos muito conhecimento da Bíblia e muitas atividades na igreja, o que ele não quer é que tenhamos o relacionamento com Deus;
  3. Adquira este hábito para o resto da vida. Não fique desanimado(a) se achar difícil no início. Leva tempo para que ele se estabeleça e desafiará suas prioridades, mas vale a pena. Um dia você olhará para trás e perceberá que seus momentos mais preciosos na terra foram aqueles que você passou com o Senhor!

“Quero passar tempo suficiente com Jesus todos os dias, até que meu coração se encha de alegria” (Martinho Lutero).

Pratique o exercício devocional com fé, AME O TEXTO BÍBLICO, seja feliz e experimente as mudanças que você tanto procura – sobretudo dentro de você mesmo!

Fonte: Baseado no estudo “Cada homem um Guerreiro”, Rádio Transmundial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close